A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publicou, nesta quinta-feira, o seu balanço financeiro de 2008 no jornal ?Monitor Mercantil?, de pequena circulação no Rio de Janeiro. Segundo a coluna ?Radar Online?, da ?Veja?, a entidade passou de um lucro de R$ 10,4 milhões em 2007 para R$ 32 milhões no ano seguinte. O número elevado, praticamente o triplo, se deve a adiantamentos e novas receitas de patrocínio. Segundo o balanço, apenas a Nike destinou R$ 10 milhões, além de R$ 4,6 milhões da Globo. As receitas de patrocínio, por sua vez, pularam de R$ 65 milhões para R$ 104 milhões. A diferença gritante pode ser explicada pelas entradas de Itaú e Hugo Boss e a renovação da Vivo, além de uma série de outros parceiros em torneios como a Copa do Brasil. O lucro da CBF torna-se ainda mais impressionante na comparação com o balanço de 2006. Naquela oportunidade, a entidade-mor do futebol brasileiro apresentou um prejuízo de R$ 22 milhões.