O jogador brasileiro Kaká é o novo sonho da Gillette. A marca do grupo Procter & Gamble foi apresentada na última quinta-feira como patrocinadora oficial da seleção brasileira e pretende ter o meia do Milan como embaixador mundial. Kaká já tem contrato com a Gillette desde 2006, mas o documento restringe o uso da imagem do atleta à América Latina. Atualmente, a Gillette possui três embaixadores mundiais: Roger Federer, Tiger Woods e Thierry Henry, o mais cotado para perder espaço com a ascensão do brasileiro. ?O que existe no momento é uma conversa. Já demonstramos interesse, mas falta acertarmos alguns detalhes?, revelou José Cirilo, diretor de marketing da Gillette. O programa baseado em nomes conhecidos do esporte, chamado de ?Gillette Champions?, foi uma reação da marca ao fim de sua parceria com a Fifa ? a Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, foi a última em que a companhia de produtos de higiene pessoal atuou como patrocinadora oficial. Iniciada em 2007, a ação já rodou 150 países. No Brasil, o resultado imediato após o lançamento da campanha foi um crescimento de 45% nas vendas do ?Mach 3?, l”mina de barbear que a Gillette usou como produto oficial da campanha em um primeiro momento. No entanto, a campanha com jogadores que são referências em diferentes modalidades não encerrou a busca da Gillette por espaço no marketing esportivo. Depois de recusar propostas de uma série de clubes, a empresa comprometeu cerca de 40% de sua verba de marketing com o patrocínio à seleção brasileira ? o elenco dirigido por Dunga é o primeiro time nacional apoiado pela marca. O patrocínio à seleção brasileira reforçou o interesse da Gillette por Kaká. O jogador é tratado pela empresa como um modelo por seu comportamento, sobretudo na vida pessoal. Empolgada com o meia do Milan, a marca trabalha até a possibilidade de alçá-lo ao posto de protagonista de suas campanhas. A aposta em um esportista como protagonista remete ao que foi feito pela Gillette com o inglês David Beckham, que foi o nome mundial da marca entre 2004 e 2007, antes do início da campanha ?Gillette Champions?. No caso de Kaká, a ideia é apenas trabalhá-lo com mais ênfase em “mbito global, sem que a empresa abandone os outros patrocinados.