Ameaças de atentados terroristas cancelaram a edição 2008 do Rali Dacar e mudaram o percurso da prova passada, que passou a ser disputada na Argentina e no Chile. Mais próximo, o evento potencializou o interesse pelo mercado brasileiro. Um evento do novo status que o Brasil desfruta no Rali Dacar foi dado na última sexta-feira. O país recebeu o ?Dakar World Tour?, evento realizado com o intuito de divulgar números das últimas edições e projetar o futuro imediato da corrida. Além do Brasil, a apresentação foi realizada na China na sexta-feira. Nesta semana, Japão, Espanha e Holanda receberão eventos similares sobre o Rali Dacar. ?É imperativo que estejamos aqui. Temos enorme interesse por esse público, que mostra em outras provas um interesse crescente pelo rali?, explicou David Castera, diretor esportivo da competição. Em 2009, o Rali Dacar foi acompanhado por 3 milhões de espectadores na Argentina e 600 mil no Chile. A competição foi mostrada por 78 emissoras de 189 países, com 1.153 horas de exibição televisiva. A organização revelou que terá um novo percurso na próxima edição. A edição de 2010 terá mais participação no território chileno, com predomin”ncia de dunas e areias. Isso possibilitará pistas mais largas e oferecerá possibilidade de uma velocidade maior. ?Ficamos muito impressionados com tudo que a América do Sul nos ofereceu, por isso voltamos. Brasil e Rali Dacar sempre tiveram envolvimento com pilotos e empresas que se envolvem na competição, e é claro que esse mercado nos interessa muito?, admitiu Castera. O interesse do Rali Dacar pelo mercado brasileiro fará com que a organização lance no país uma coleção oficial de roupas e acessórios. A linha foi exibida no evento da última sexta-feira e deve chegar às lojas ainda neste ano. A partir de tantas manifestações sobre o interesse pelo mercado brasileiro, portanto, a pergunta mais recorrente do evento foi a possibilidade de incluir o Brasil no percurso do Rali Dacar. ?Espero que a América do Sul continue por muitos anos e que o nosso país seja incluído em pouco tempo. Podemos encerrar a prova em Porto Alegre, por exemplo?, pediu o piloto brasileiro André Azevedo. Casteras, contudo, contrariou os pedidos empolgados. A principal explicação que ele deu para excluir o Brasil do percurso na América do Sul é o tipo de terreno: ?As ligações com o país são muito acidentadas, o que dificultaria muito a construção de uma prova por ali?. Outro fator determinante é a incerteza sobre o futuro do Rali Dacar na América do Sul. A prova está confirmada para o continente apenas em 2010, e a organização já começou a prospectar outros países para as edições seguintes.