A imagem vencedora que o nadador Michael Phelps construiu nas Olimpíadas de Pequim, no ano passado, sofreu um abalo contundente em novembro, quando o tablóide inglês ?News of the world? publicou fotos em que ele aparecia fumando maconha durante uma festa. Nesta quarta-feira, o norte-americano anunciou o primeiro contrato de patrocínio posterior ao incidente. Ele divulgará a H20 Audio, marca especializada em fones de ouvido à prova de água para MP3 players. Phelps chamou atenção do mundo durante as Olimpíadas de Pequim, quando conquistou oito medalhas de ouro e superou o recorde que o compatriota Mark Spitz havia estabelecido nos Jogos de Munique, em 1972 (o também nadador venceu sete provas naquele ano). Com a foto em que foi flagrado usando drogas, porém, essa imagem vitoriosa acabou arranhada. A marca de cereais Kellogg?s decidiu romper o acordo com Phelps porque julgou que o comportamento do atleta não era condizente com os ideais da empresa. A rede de restaurantes Subway também deixou de investir nele. As imagens causaram uma suspensão de três meses e um pedido de desculpas de Phelps, que foi repreendido publicamente até por sua mãe. O nadador voltou a competir apenas em maio deste ano, quando disputou o Grand Prix de Charlotte (Estados Unidos). Com o nadador de volta à ativa, a H20 resolveu investir. Phelps será o tema de embalagens especiais de produtos, aparecerá em campanhas de mídia e será usado em displays da marca colocados em lojas. Os valores e a duração do contrato não foram divulgados.