Pular para o conteúdo

Com ações inclusivas e estrutura ampliada, Shimano Fest terá início nesta quinta-feira (18), em SP

Organizadores esperam atrair mais de 50 mil visitantes ao evento, que será realizado no Memorial da América Latina

Após duas edições consecutivas realizadas em formato virtual por conta da pandemia de Covid-19, o Shimano Fest 2022 retomará o formato presencial, com direito a ações inclusivas e estrutura ampliada no Memorial da América Latina, em São Paulo (SP). Com a expectativa de recorde de público, os organizadores do evento ampliaram em 60% a área de exposição destinada às empresas, que agora terá 3,7 mil metros quadrados. A expectativa é receber 50 mil visitantes neste ano, o que representaria quase 20% a mais em relação a 2019, última edição presencial realizada.

O evento terá duas partes distintas. A primeira, que terá início na abertura, na próxima quinta-feira (18), às 10h, e seguirá até sexta-feira (19), será voltada exclusivamente a profissionais do mercado de bicicletas, que terão a chance de conhecer em primeira mão as últimas novidades trazidas por mais de 220 marcas presentes ao festival, que é considerado o maior do segmento na América Latina. Já no sábado (20) e no domingo (21), será a vez do público em geral aproveitar a programação, que inclui palestras, testes e vendas de produtos, food trucks, shows e apresentações esportivas.

Um dos pontos altos do festival será o Passeio Ciclístico Shimano Fest & Santuu, que terá seu ponto de saída no Parque do Ibirapuera, a partir das 8h. Tanto a participação nessa atividade quanto a entrada no Shimano Fest serão gratuitas. As inscrições para o passeio devem ser feitas neste site.

A organização espera cerca de 8 mil participantes no trajeto, que terá 10km e será concluído no Memorial da América Latina. Quem marcará presença na atividade é a cicloativista Renata Falzoni, editora do portal Bike É Legal e madrinha da ação.

Outro destaque será o pedal inclusivo, que funcionará junto ao Test-Ride by Porto e contará com dois triciclos e monitores fazendo atendimento para pessoas com deficiência, em especial jovens e adultos com espectro autista. A iniciativa será coordenada pela Equipedal e o Grupo Kodomo.

Sustentabilidade, diversidade e igualdade

A preservação ambiental e a sustentabilidade também marcarão presença no Shimano Fest 2022. No auditório Protec tour Playground, ocorrerão palestras diárias com Mariana Mennato, fundadora do projeto Seu Lixo Meu. Já o Palco Diversidade trará debates e apresentações que abordarão diversidade de gênero e empreendedorismo.

Por fim, o Espaço Black reunirá empreendedores com atuação voltada às minorias, como o Bicipr3ta, de Salvador (BA); o PedalAr, de Queimados (RJ); e o estúdio criativo MGLV, que busca trazer as discussões de raça e gênero para os âmbitos da mobilidade urbana, moda e produção artística.