A EY, empresa do ramo de consultoria e serviços profissionais, apresentou o “Relatório de Impacto Econômico” do Oi Rio Pro, etapa brasileira da World Surf League (WSL). O documento mostra que o evento, realizado entre os dias 23 e 30 de junho, em Saquarema (RJ), movimentou R$ 73 milhões no município e preencheu 100% da rede hoteleira da cidade.
“Saquarema sempre foi mundialmente conhecida como um polo do esporte, o que contribuiu e muito para a forte presença do público este ano, com ocupação total dos hotéis da região, e os resultados financeiros apontados no relatório”, afirmou Pedro Daniel, diretor executivo para o mercado esportivo da EY Brasil.
A estrutura do evento teve 3.200m² de área construída e levou 45 dias para ser montada. A operação toda envolveu 72 empresas, 16 delas locais, e mais de 500 profissionais de diversos segmentos de atuação. Além disso, o evento ainda registrou um número recorde de marcas patrocinadoras: 23 no total.
“O surfe é um esporte que une saúde, natureza, alegria e diversão, o que é a cara do Brasil e tem o jeito do povo fluminense. Saquarema é o Maracanã do surfe, e o governo do estado do Rio de Janeiro fica muito satisfeito em ver um evento dessa magnitude em uma cidade tão representativa para essa modalidade”
Alessandro Carracena, secretário de esporte e lazer do estado do Rio de Janeiro
Impacto Financeiro
A maioria dos turistas presentes ao Oi Rio Pro apresentado por Corona eram do estado do Rio de Janeiro (72%), sendo 28% da capital fluminense. Outras cidades cariocas representadas pelo público do evento foram Niterói (9%), Araruama (8%) São Gonçalo (5%) e Cabo Frio (4%). Rio Bonito, Maricá e Rio das Ostras foram responsáveis, cada uma, por 2% dos visitantes.
Dos turistas, 72% ficaram hospedados em Saquarema e preencheram todas as vagas em pousadas, hotéis ou hostels. Já os 28% restantes ficaram na capital fluminense e em Araruama. A escolha da hospedagem por meio de aplicativos liderou a preferência dos visitantes.
“Tudo isso atinge diretamente o desenvolvimento da cidade sede do evento, e esse investimento retorna para a comunidade, por meio do legado deixado após a etapa do Mundial. Também por isso todo nosso esforço, e esse resultado é motivo de orgulho”
Ivan Martinho, CEO da WSL na América Latina e colunista da Máquina do Esporte
Dos visitantes que contrataram algum tipo de serviço em Saquarema, 82% tiveram relação com a hospedagem. Já locações de veículos e passagens áreas representaram, cada uma, 6% dessa estatística. Além das praias, 58% dos turistas compareceram a bares e restaurantes locais. Os setores de hotelaria e gastronomia, além do comércio, são os mais impactados quando a etapa do Mundial ocorre na cidade.
Por fim, 83% do público foi para Saquarema exclusivamente para acompanhar o campeonato, sendo que 46% ficaram durante todo o evento. Com relação às avaliações dos turistas, 64% disseram que a cidade atendeu totalmente às suas expectativas, enquanto 29% afirmaram que tiveram suas expectativas superadas.
A pesquisa
Durante os dias de evento da WSL em Saquarema, foram avaliados, por meio de uma amostra do público, 1.033 entrevistados (44% masculino e 56% feminino), com foco no perfil do visitante e nos seus principais gastos. Os jovens foram a grande maioria presente no evento: 27% tinham de 16 a 24 anos. Já as faixas etárias de 25 a 34, de 35 a 44 e de 45 a 59 anos representaram 22% das pessoas que compareceram.
“Para nós, da WSL, esses dados são de extrema importância, e ficamos felizes em saber que o Oi Rio Pro apresentado por Corona teve todo esse impacto econômico e socioambiental em Saquarema e no Rio de Janeiro. O mais incrível é ver como o evento reflete em diversos setores, entre esportivo, econômico, social, ambiental, alimentício, além das organizações sem fins lucrativos, e por aí afora”
Ivan Martinho, CEO da WSL na América Latina e colunista da Máquina do Esporte
Dos entrevistados, 47% se consideram fãs de surfe, mas não pegam onda. Esse número representa o público que acompanha a modalidade pelo lifestyle, por causa dos atletas ou pelas marcas envolvidas. Já aqueles que surfam de forma amadora representam 43% da pesquisa, sendo que 24% desse público acompanha o evento presencialmente todos os anos.
Importância do digital
As redes sociais foram importantes para a propagação da etapa de Saquarema do Championship Tour da WSL uma vez que alcançaram um público expressivo. Além da divulgação, 25% souberam da etapa brasileira pelas redes sociais da prefeitura da cidade, 4% pelas mídias dos atletas e 14% pelas redes sociais da WSL.
Saquarema teve um pico de procura e menções não só nas redes sociais do evento ou da WSL, mas também em buscadores digitais. Segundo dados do Google Trends, a cidade teve um aumento de interesse expressivo do público em geral durante os dias de competição.
O brasileiro Filipe Toledo, campeão da edição 2022, foi um dos mais buscados no período. Além disso, matérias com impacto na imprensa geraram mais de mil artigos, e o evento também teve repercussão internacional em sites especializados.
Meio Ambiente
Em Saquarema, a WSL teve a assessoria da Boomerang Soluções Ambientais na área de gerenciamento de resíduos, e uma série de medidas e ações resultaram em 1,2 tonelada de lixo reciclável recolhido. Iniciativas ambientais envolveram mais de 500 crianças, de 12 escolas, em ações de conscientização como o plantio de 100 mudas para recompor o ecossistema de restinga da Praia de Itaúna.
A WSL ainda utilizou os resíduos plásticos recolhidos, além dos materiais utilizados nas estruturas do evento, para serem transformados em bancos que serão distribuídos pela orla de Saquarema, em um trabalho capitaneado pela ONG Eco Local.
Em linha com essa ação, vale destacar que, em 2019, a WSL produziu lixeiras que foram espalhadas pela cidade, contribuindo para a limpeza do município. Além disso, parte das estruturas das ativações das marcas parceiras foram feitas com materiais recicláveis, em espaços sustentáveis, com áreas de conscientização e foco para garantir todo o cuidado necessário ao local do evento.