O Brasil está próximo de receber uma etapa da Indy Racing League (IRL) em 2010. As negociações foram impulsionadas pelo acordo, firmado no ano passado, que prevê o uso de etanol produzido no país por todos os carros da categoria norte-americana. ?Nós estamos 90% lá. Está bem perto, mas não vamos confirmar até que eles [promotores brasileiros] assinem o contrato. Eles têm um acordo sancionado nas mãos, então terão os documentos”, disse Terry Angstadt, presidente da divisão comercial da IRL. Caso seja confirmada, a corrida será disputada por duas sedes: Brasília e Ribeirão Preto. A cidade do interior paulista, no entanto, leva vantagem por ser a ?casa? do etanol utilizado na Indy. A parceria, entre a Indy e o Brasil, costurada pela Agência Brasileira de Promoção das Exportações (Apex), é vista pelo Governo Federal como uma plataforma de negócios para o país. Mais do que um simples patrocínio esportivo, o acordo pode levar outros produtos para mercados ainda inexplorados dos Estados Unidos. ?Nosso trabalho é utilizar a Indy como plataforma de promoção de outros produtos brasileiros com potencial de penetração. A coisa vai muito mais além do etanol. Hoje nós trabalhamos com muitas entidades de classe, então estamos falando de equipamento médico e laboratorial, café, alimentos em geral e bebidas, por exemplo?, disse Ricardo Santana, coordenador de projetos da Apex, em entrevista concedida à Máquina do Esporte em novembro do ano passado.