Atividades de recreação e sustentabilidade deverão marcar a terceira e última etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe, que começa a ser realizada na Praia de Itamambuca, em Ubatuba (SP), nesta quinta-feira (25) e irá até domingo (28). O evento esportivo integra o calendário nacional do World Surf League Qualifying Series, que reúne jovens surfistas do Brasil e do exterior em busca de classificação para o Corona Saquarema Pro, que será realizado no Rio de Janeiro, no mês de novembro.
Para esta etapa, a World Surfe League (WSL) e o Banco do Brasil (BB) planejaram diversas ações voltadas para a questão ambiental, o que inclui um controle rigoroso na utilização de plástico.
Coleta seletiva
Para a etapa, está prevista a realização de coleta seletiva diária e gestão de resíduos descartados, em uma parceria com o grupo Tamoio, de Ubatuba. O material coletado será separado e destinado a cooperativas locais de reciclagem.
A redução dos volumes de carbono produzidos pelo evento também é uma preocupação dos organizadores. De acordo com eles, as medidas compensatórias e de gerenciamento de resíduos adotadas nas etapas anteriores do Circuito BB já teriam resultado na neutralização de emissões de 15,7 toneladas de CO2 e outros gases geradores de efeito estufa.
“Nessa terceira e última etapa, manteremos forte essa meta de contribuição com praia limpa. Estamos intensificando cada vez mais ações de preservação do meio ambiente e de educação ambiental”, afirmou Ivan Martinho, CEO da WSL para a América Latina e colunista da Máquina do Esporte.
Plantio de mudas e empreendedorismo local
Nesta sexta-feira (26), a partir das 14h, será realizado o plantio de mudas na área de restinga da praia, com a participação de 25 alunos do projeto de treino de surfe pela Escola Municipal de Itamambuca Honor Figueira e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Ubatuba. A iniciativa será em parceria com a Associação dos Amigos de Itamambuca (SAI).
O evento esportivo contará com o “Beach Market”, que terá estandes em que empreendedores locais (que são clientes do BB e já foram devidamente cadastrados) comercializarão seus produtos e serviços. Entre eles estão Ohana Praiana, Special Boards e ONG Namaskar.
Recreação
A programação de quatro dias da 3ª etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe terá aulas de surfe com monitores especializados para diferentes níveis. Isso sem contar aulas de ioga, funcional, beach tennis e futevôlei.
O Espaço Kids trará oficinas de arte com o artista curitibano Tom Veiga, conhecido pelos seus quadros, coleções de roupas, murais, pranchas e outras peças inspiradas no universo do surfe.
“O surfe está entre os esportes mais vendedores da história do Brasil e em constante crescimento de fãs. Aos que acompanharem, será proporcionado um espetáculo pelos atletas do Qualifying Series e uma série de atrações de lazer”, disse Martinho.
O Circuito Banco do Brasil de Surfe conta com transmissão ao vivo pelo site da WSL e também pelo aplicativo. O evento é patrocinado pelo Banco do Brasil e pela BB Asset Management, gestora de fundos de investimento do banco. Esta última etapa especificamente também tem o apoio da Prefeitura de Ubatuba.