Alguns dos nomes mais badalados do basquete profissional norte-americano foram citados na última quinta-feira, em uma sala de um hotel de São Paulo. A entrevista coletiva que promoveu o lançamento de um jogo de basquete amistoso que o pivô Anderson Varejão fará no Rio de Janeiro, no dia 9 de agosto, foi marcada por especulações sobre os convidados para o evento. LeBron James, Pau Gasol e outros destaques da NBA foram citados como possíveis presenças. No entanto, o plano de marketing da partida ainda ignora as estrelas. A explicação para isso é a urgência: segundo Varejão, o jogo foi confirmado há apenas três dias, tempo insuficiente para grandes nomes confirmarem presença. Os únicos que se comprometeram com o evento até o momento foram Drew Godden, do San Antonio Spurs, e Devin Brawn, do New Orleans Hornets. Até o momento, portanto, a grande estrela do jogo é o próprio Varejão. O realizador da partida foi titular do Cleveland Cavaliers em grande parte da temporada passada, mas virou agente livre depois do fim de seu contrato e não tem totalmente garantida sequer a permanência na NBA. Mesmo com o tempo curto e nenhuma estrela confirmada, o jogo amistoso, que será às 11h de um domingo, fechou acordo para transmissão ao vivo na TV fechada (ESPN Brasil e Sportv) e aberta (Globo). Além disso, a Duracell já comprou uma cota de patrocínio e a Gatorade está perto de fechar outro apoio. A organização do jogo agora trabalha em duas frentes: aumentar essa lista de patrocinadores e fechar os tais atletas que sirvam como atrações para o evento. E o mais inusitado é que a primeira rota parece ser mais curta no atual momento. Há negociações adiantadas, por exemplo, com o governo estadual do Rio de Janeiro. ?Teremos muita gente envolvida em todo o evento. Sabemos que as crianças têm um carinho muito grande pelo basquete e pelos jogadores da NBA. Queremos aproveitar isso?, explicou Rodrigo Clemente, presidente da Decidindo, agência que organiza o jogo em parceria com Anderson Varejão. As operações da partida terão um custo total de US$ 700 mil (R$ 1,4 milhão). Além disso, como a NBA exige que os eventos feitos com seus atletas tenham caráter beneficente, haverá uma doação de US$ 100 mil (R$ 200 mil) para a fundação Hope Unlimited. Os responsáveis pela partida disseram repetidas vezes que o evento terá uma série de ações de relacionamento com o público, mas essas iniciativas não fazem parte da expectativa de receita. A ideia é recuperar o investimento a partir de venda de ingressos e de patrocínios. ?Eu sempre fui um apaixonado por basquete, mas o momento é positivo. O esporte está na ascendente, e nós decidimos comprar na baixa. Já temos algumas conversas adiantadas para várias propriedades. A cota de uniforme, por exemplo, ainda não foi vendida?, disse Clemente. Se a previsão do executivo for confirmada, o amistoso promovido por Varejão encontrará parceiros comerciais antes de anunciar grandes estrelas. No entanto, Clemente não acredita que essa ordem possa prejudicar a organização: ?Estamos preparados para o LeBron, e isso está muito perto de acontecer. Acreditamos que teremos nomes de grande repercussão?.