Popularizada depois do sucesso do Internacional, a aposta em sócios-torcedores tem sido cada vez mais frequente entre os times brasileiros de futebol. Essa foi uma das principais conclusões de um estudo realizado pelo Clube dos 13, entidade que reúne 20 equipes nacionais. O Clube dos 13 divulgou nesta terça-feira um levantamento que aponta um total de 380 mil sócios-torcedores entre os clubes brasileiros. Além disso, a pesquisa acompanha a evolução que as equipes tiveram nesse aspecto. “Os programas de sócio-torcedor são modelos consolidados na Europa. Com o lançamento do projeto desses e de outros clubes no Brasil, não levaremos muito tempo para atingir a marca de meio milhão de sócios. Os números comprovam que os departamentos de marketing já atingiram resultados expressivos. Não tenho dúvidas que estamos no caminho certo”, disse Fábio Koff, presidente do Clube dos 13. O sucesso de iniciativas de sócios-torcedores é capitaneado pelo próprio Internacional, que responde por 100,7 mil integrantes desse tipo de projeto. O clube gaúcho é o maior da América do Sul e o sexto maior do mundo em quantidade de filiados, ranking que tem o Benfica (171 mil) como líder. Esse número expressivo do Internacional foi alcançado com uma evolução contundente em 2009. O clube colorado tinha 60 mil sócios em janeiro, mas elevou a marca a partir de uma série de ações focadas no centenário de sua fundação.