Mesmo antes de ter oficializado a rescisão de seu contrato com o Al-Gharafa, do Qatar, Fernandão já figurava na lista de reforços pretendidos por uma série de grandes clubes do futebol brasileiro. O jogador chegou a dizer que daria prioridade ao Internacional, time que defendia antes de deixar o país, mas acabou acertando com o Goiás. E nesta quarta-feira, a equipe esmeraldina fará uma operação de grandes proporções para comemorar sua vitória na concorrência pelo atleta. O evento que vai apresentar Fernandão à torcida começará ainda em São Paulo. Quando desembarcar na capital paulista de um voo oriundo do Qatar, o jogador terá à sua espera uma aeronave da Neoquímica, empresa que patrocina o Goiás e vai bancar 100% dos custos da contratação. Do avião da patrocinadora, Fernandão desfilará em carro aberto pelas ruas de Goi”nia até chegar ao Goiás. A programação ainda inclui um voo de helicóptero, que terminará no gramado do estádio Serra Dourada. O atleta descerá da aeronave no gramado pouco antes de a equipe receber o Flamengo em partida válida pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Já no gramado, Fernandão fará uma saudação à torcida do Goiás. Toda essa festa acabará a tempo de o jogador descer ao vestiário da equipe e desejar boa sorte a seus novos companheiros no confronto com o clube carioca. Essa última ação com o elenco foi um pedido do próprio reforço à diretoria esmeraldina. A estratégia de grande porte para a apresentação do jogador conclui uma ação que foi iniciada na última segunda-feira. No evento em que a Lotto apresentava a nova coleção de uniformes do Goiás, o atacante Iarley atendeu a uma ligação no celular na frente de todos os jornalistas e dirigentes. A voz no telefone foi reproduzida pelo sistema de som e foi por esse meio que Fernandão confirmou seu acerto com a equipe. ?O Fernandão nos pegou de surpresa, até porque foi uma negociação que durou três ou quatro dias e deu pouco tempo para planejar. Fizemos a apresentação do novo uniforme, e decidimos usar o evento para divulgar a contratação. Muitos diretores do Goiás nem sabiam. Foi um lançamento diferente, e isso foi até comentado pela Lotto. Eles nos disseram que a ação ofuscou os produtos, mas que foi boa para ela pela repercussão?, disse Marco Goulart, diretor de marketing da equipe esmeraldina. Segundo dados do clube, foram vendidas 270 camisas em uma hora e meia após o anúncio. As letras para estampar o nome de Fernandão acabaram nas lojas oficiais. A apresentação com aparato de grande evento será o primeiro passo do planejamento que Goiás e Neoquímica fizeram para aproveitar a presença de Fernandão no elenco. O jogador será tema de uma série de produtos e campanhas nos próximos meses. ?A Roxos & Doentes, que é nossa parceira na loja oficial, já começou a pensar em formas de fazer algumas coisas ligadas à Lotto, que é a fabricante de material esportivo do clube. O Fernandão é patrocinado pela Adidas, mas é atleta do Goiás. Mais do que isso, é um ídolo do Goiás?, ponderou Goulart. O contrato entre Goiás e Neoquímica, que tem validade até o fim de 2010, não previa nenhum investimento em contratações. Em vez disso, a empresa estipulou uma série de bonificações à equipe, como prêmio de R$ 1 milhão em caso de classificação para a Copa Libertadores.