Galvão Bueno, de 72 anos, se despedirá da narração na Copa do Mundo do Catar 2022. A voz que se tornou famosa em conquistas do Brasil, como nas Copas de 1994 e 2002, será ouvida pela última vez em uma transmissão de jogo na decisão do Mundial da Fifa, em 18 de dezembro.
“Vou ter a felicidade de estar lá de uma forma diferente, porque eu vou estar numa Copa do Mundo pela 13ª vez. Vou ter oportunidade de estar lá pela última vez transmitindo uma Copa do Mundo em televisão”, afirmou Galvão Bueno, durante o evento de apresentação da equipe de cobertura do Grupo Globo para a Copa.
O narrador estreou em Mundiais na Copa do Mundo de 1974, disputada na Alemanha, quando narrou do Brasil. A partir da edição de 1978, na Argentina, Galvão sempre esteve presente no local da competição.
O narrador contou, de maneira emocionada, como foi a sua longa carreira na televisão:
“A minha vida sempre foi juntar palavras. Tentar vender emoção e ser equilibrista. A minha obrigação é tentar passar emoção para quem está assistindo, mas não fugindo da realidade dos fatos. Então, você tem que ser equilibrista. Andar no fio da navalha o tempo inteiro. E o equilibrista toma seus tombos. Claro que toma. O importante é tomar o tombo, respirar e seguir. Isso acontece em qualquer segmento da vida”
Galvão Bueno, narrador da Globo
Narrador da Globo desde 1981, com pequena passagem pela Rede OM em 1992, Galvão disse ter dificuldade para definir como será seu momento final na narração esportiva.
“Eu vivi de juntar palavras, mas elas começam a me faltar aqui. Então, como é que eu posso dizer o que vou falar quando terminar meu último jogo, no dia 18 de dezembro?”, comentou.
“O que eu peço? Se eu posso ter um presente depois de 13 Copas do Mundo e de praticamente 50 anos de televisão é que a seleção tenha oportunidade de lutar pelo hexa. Aí, gente, se sair gol, não sei se vou gritar gol, se vou chorar. Não sei o que vai acontecer”, acrescentou.
Bem, Amigos! na Globo
Antes da Copa do Mundo, o Bem, Amigos!, tradicional programa do Sportv apresentado por Galvão Bueno, terá sua primeira edição transmitida também pela TV aberta na Globo. Será a última edição do programa, que estreou em 1º de maio de 2003.
“O último programa Bem, Amigos! será no dia 14 de novembro. No dia 13, termina o Campeonato Brasileiro. Porque não vou mais estar e é meio esquisito que alguém apresente o programa”, contou Galvão.
“Vai passar ao mesmo tempo no Sportv e na Globo. Será a primeira vez que isso acontece. Nós vamos ter muita gente importante, grandes jogadores e músicos que passaram pelo programa. Isso está sendo tratado com muito carinho”, completou.
Série documental
Outra novidade é a gravação de uma série documental de cinco episódios sobre a trajetória do narrador. No momento, estão acontecendo as gravações para o filme, que será exibido pelo Globoplay a partir de fevereiro.
“É uma honra o Globoplay estar produzindo e rodando um documentário contando a minha vida enquanto pessoa e profissional”, disse Galvão.
O apresentador ainda adiantou que se arrepende de um episódio na carreira e que haverá o reencontro com o personagem com o qual ele acredita que foi injusto.
“Tem uma pessoa escolhida que eu quero pedir desculpas porque acho que fui extremamente injusto em um momento de grande euforia, de grande conquista numa Copa do Mundo. Fui duro na crítica e isso me incomodou a vida inteira”, afirmou o narrador, fazendo mistério.
*Estagiário da Máquina do Esporte, sob supervisão de Adalberto Leister Filho