A Premier League pode ser um dos campeonatos de futebol mais badalados do planeta, mas não escapou de uma retração do mercado. Em comparação com a temporada anterior, a competição disputada entre 2008 e 2009 apresentou queda de 11,7 milhões de euros (R$ 30,6 milhões) no valor total de patrocínios. A temporada 2008/2009 do Campeonato Inglês teve um total de 76,4 milhões de euros (R$ 198,4 milhões). E o mais curioso é que apenas seis clubes (Arsenal, Chelsea, Liverpool, Manchester City, Manchester United e Totttenham) concentraram 81,53% desse montante, ou 62,3 milhões de euros (R$ 161,98 milhões). O maior contrato de patrocínio da Inglaterra na temporada 2008/2009 era o do Manchester United com a seguradora AIG, que rendia 16,4 milhões de euros (R$ 42,64 milhões) ao clube. Em virtude da crise financeira internacional, a empresa avisou que não renovaria o acordo. Por conta disso, a equipe acertou recentemente com a empresa financeira AON, que pagará 20 milhões de euros (R$ 52 milhões) por ano, o maior contrato do futebol atual. Em compensação, o Portsmouth recebeu apenas 290 mil euros (R$ 758 mil) de patrocínio na temporada 2008/2009, o pior contrato da primeira divisão inglesa nesse período.