O grupo Better Collective, com sede em Copenhague, na Dinamarca, acertou a compra da Playmaker Capital, empresa de mídia esportiva de Toronto, no Canadá, mas que atua também nos Estados Unidos e na América do Sul. É a segunda maior aquisição da empresa, em um negócio de € 176 milhões.
Segundo a Better Collective divulgou, a empresa terá, com a compra, acesso a uma audiência mensal combinada de mais de 200 milhões de page views na América. Além disso, também ampliará o alcance de suas redes sociais em 180 milhões de seguidores.
A transação será financiada com 65% em ações da Better Collective e 35% do valor em dinheiro, o que corresponde a uma diluição de cerca de 3,1% da empresa. A transação só deve ser concluída no primeiro trimestre de 2024, após o recebimento do pagamento pelos acionistas da Playmaker e a aprovação dos órgãos reguladores do Canadá.
Playmaker Capital
A empresa canadense é dona de uma série de marcas populares na mídia esportiva, incluindo Yardbarker, site de notícias esportivas e de entretenimento dos Estados Unidos, The Nation Network (TNN), página eletrônica muito popular entre torcedores de hóquei no gelo, Futbol Sites, marca que atua na América do Sul, além de Bolavip e Somos Fanáticos, populares no Brasil, e RedGol, com atuação no Chile.
A Better Collective é uma das maiores empresas de mídia de apostas esportivas da Europa. Ela obtém a maior parte de suas receitas com publicidade em suas plataformas. A empresa dinamarquesa também conta com a Wedge, divisão de mídia paga focada no mercado norte-americano, que ajuda a colocar publicidade paga em sites de mídia esportiva de terceiros, bem como em plataformas de busca, como Google e Bing.
Segundo Jesper Sogaard, CEO da Better Collective, o acordo permitirá que “aumente significativamente nosso público e alcance um segmento maior de fãs de esportes”.
Em 2022, a companhia teve receita de US$ 289 milhões, sendo que US$ 100 milhões vieram da operação nos Estados Unidos.
Crescimento
A Better Collective começou a crescer nos Estados Unidos a partir de 2019, com a compra de uma série de sites focados em apostas esportivas, incluindo Rotogrinders Network, VegasInsider.com e ScoresandOdds.com. A empresa também comprou a Canadá Sports Betting.
Nos Estados Unidos, o setor de apostas esportivas tem experimentado um grande crescimento à medida que mais estados aprovam legislações legalizando os jogos de azar, permitidos pela Suprema Corte dos EUA desde 2018.
Atualmente, mais de 30 estados já contam com legislação local sobre o tema. Ao contrário de países como o Brasil, nos Estados Unidos cada estado tem autonomia legal para deliberar sobre apostas.
Vale destacar ainda que a Better Collective é parceira de conteúdo de algumas das principais casas de apostas esportivas dos Estados Unidos, como FanDuel e DraftKings.