Estudo: Setor de apostas mais do que dobrou no Brasil em 2023

Segmento segue com a tendência de mais do que dobrar de tamanho de um ano para outro desde 2020 - Reprodução

O portal Aposta Legal Brasil revelou, nesta segunda-feira (25), com dados do Datahub, que o número de empresas do segmento de apostas abertas no Brasil cresceu 135% entre 2022 e 2023. Dessa forma, é possível dizer que o setor mais do que dobrou no país neste ano.

Para se ter uma ideia, até o final de agosto, ou seja ainda restando quatro meses para acabar 2023, foram abertas 221 empresas de apostas no Brasil. Assim, o setor segue com a tendência de mais do que dobrar de tamanho de um ano para outro desde 2020. O estudo mostra um crescimento de 360% entre 2020 e 2022. 

Para o Datahub, o crescimento expressivo do mercado tem relação com o aumento do acesso à internet e o uso de smartphones pelos brasileiros, assim como o interesse crescente por esportes e eventos esportivos.

“O aumento da cobertura de eventos esportivos pela mídia e a popularização das apostas entre os jovens também podem ter contribuído para o crescimento do setor”, destaca a pesquisa.

A expectativa é que a abertura de empresas no setor siga em pleno crescimento, principalmente após a aprovação da regulamentação das apostas esportivas, que já passou pela Câmara dos Deputados e seguiu para o Senado.

As plataformas de apostas que atuam no Brasil terão que pagar uma taxa de outorga para poder atuar legalmente no país. O Governo Federal estabeleceu em R$ 30 milhões o valor desse aporte por um período de cinco anos, o que pode ser um desafio para a continuação do crescimento exponencial do setor em solo brasileiro.

Metodologia

O estudo do Datahub considerou a Classificação Nacional das Atividades Econômicas (CNAE) 9200-3/99 (como primário e secundário), que engloba o segmento de operações de jogos de azar e apostas on-line.

Os números apresentados podem ter algumas variações, já que nem todas as empresas desse CNAE estão necessariamente relacionadas ao mercado de apostas.

O Datahub coleta, classifica, homologa e documenta dados não sensíveis a partir de fontes públicas. Os dados foram coletados a partir da plataforma de inteligência e estudos de mercado do Datahub, que conta com mais de 600 fontes de dados, mais de 56 milhões de CNPJs e mais de 400 variáveis, entre elas modelagens exclusivas.

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