A divulgação dos patrocinadores da cobertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 na Globo confirmou uma tendência nas negociações da emissora. Este será o terceiro grande evento internacional em que ao menos um site de apostas esportivas faz parte das empresas anunciantes no canal, seja em TV aberta ou fechada.
A sequência teve início exatamente nos Jogos anteriores, Tóquio 2020. Disputado em 2021, devido à pandemia de Covid-19, foi o primeiro grande evento depois da publicação da lei que autorizava as apostas esportivas em território nacional, ainda pendente a regulamentação.
Site de apostas esportivas nos Jogos Olímpicos 2024
Para o evento deste ano, a Superbet terá sua marca exibida na Globo. Já a KTO será o site de apostas esportivas parceiro das transmissões no Sportv.
Outras 15 marcas já tiveram cotas de participação confirmadas. Claro, Corona, Nivea, Piracanjuba e Banco do Brasil formam o grupo que aparece na Globo. Na TV fechada, XP Investimentos e Netshoes juntam-se à KTO.
Mais oito empresas compraram cotas de participação e no Top de 5 segundos: P&G, Unilever, McCain, Suzano, Havaianas, Petrobras, Samsung e Zurich.
Site de apostas esportivas nas coberturas anteriores
A primeira participação de um site de apostas esportivas entre os patrocinadores de uma cobertura especial coube à Sportsbet.io, em Tóquio 2020. A casa juntou-se a outros 11 anunciantes: Alpargatas, Ambev, Apple, Bradesco, Magalu, MRV, Natura, Netflix, Nivea, Prudential e Samsung.
A Pixbet foi outra pioneira, tornando-se em 2022 o primeiro site de apostas esportivas a patrocinar uma cobertura de Copa do Mundo na TV aberta. Betnacional e Betfair também participaram das transmissões, considerando-se também a TV fechada e o streaming.
No total, 29 marcas patrocinaram a transmissão. Além das casas de apostas, a lista é formada por Ambev, BRF, Claro, Itaú, Magalu, Whirlpool, Fiat, McDonald’s, Pepsico, TikTok, Unilever, Volkswagen, Zé Delivery, Nubank, Prudential, Samsung, Embracon, ArcelorMittal, Bem Brasil Alimentos, Caoa, Chevrolet, Citroën, Jack Daniel’s, Pilão, Stihl e Subway.
Aumento no número de patrocinadores
Outra tendência observada nas vendas das cotas para estes grandes eventos é o aumento no número de patrocinadores a cada edição. A Copa do Mundo de 2018 teve 11 marcas exibidas, menos da metade das 29 que participaram quatro anos depois.
O mesmo acontece com as transmissões olímpicas, em menor grau. Enquanto Tóquio 2020 teve 12 patrocinadores, Paris 2024 já chegou a 17 anunciantes.
“O valor dos direitos esportivos escalou muito nos últimos anos e claro que a sustentabilidade de um projeto deste tamanho é um desafio”, admitiu Cláudio Paim, diretor de produtos publicitários em canais da Globo, em entrevista à Máquina do Esporte.