arquivo

Rio e Atlético Nacional se destacam em "Melhores do Ano"

por Redação - São Paulo (SP)
A
A

Foram dois grandes acontecimentos que marcaram o esporte no ano de 2016. A realização da primeira edição de Jogos Olímpicos na América do Sul e a tragédia do avião da Chapecoense foram os dois grandes destaques do ano e, também, da premiação para os melhores casos de marketing esportivo no ano que se encerrou.

publicidade
publicidade
publicidade

A comovente homenagem feita pelo povo colombiano e pelo Atlético Nacional no dia em que seria realizado o primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana ganhou o prêmio de case internacional.

publicidade

Sem querer qualquer ganho de marketing com a ação, o Atlético deu uma mostra de como a solidariedade, feita de forma espontânea, é um elemento poderoso para gerar empatia com o público. Mais do que isso, o clube mostrou ao mundo como a humanidade está acima de qualquer disputa, e como o futebol pode ser um elemento de unificação dos povos.

publicidade
publicidade
publicidade

Internamente, nunca o mercado esportivo brasileiro voltou tanto os olhos para outras modalidades como no ano passado. A realização das Olimpíadas foi fundamental para que as marcas entendessem a importância das ações de ativação e, mais do que isso, de não deixar o patrocínio ficar subaproveitado na exposição de marca, importante porém não exclusiva forma de se ganhar com um patrocínio.

publicidade
publicidade

Por isso, em quase todas as categorias criadas pela equipe da Máquina do Esporte em sua retrospectiva do ano que se passou, as ações premiadas foram relacionadas aos Jogos Olímpicos do Rio.

publicidade
publicidade

Com a maior parte da verba das marcas voltadas aos Jogos, as ações de patrocínio foram todas ligadas às Olimpíadas, com destaques para Bradesco, Nissan e Skol, que usaram o evento para diferentes fins e se deram bem com isso.

publicidade

Outra ação importante foi a do Esporte Interativo no mercado nacional de direitos de TV do futebol. Em 2016, a emissora do grupo Turner foi ousada a ponto de injetar milhões no mercado e fazer com que a Globo perdesse 20 anos de hegemonia no futebol.

publicidade
publicidade

Veja abaixo os melhores em cada categoria e clique no nome para ir à reportagem sobre o tema.

publicidade
publicidade
publicidade

Track&Field aposta na leveza e lança tênis para running