Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Basquete / Estratégia

Barack Obama é novo parceiro estratégico de negócios da NBA África

Redação Publicado em 28/07/2021, às 15h20

Imagem Barack Obama é novo parceiro estratégico de negócios da NBA África
Reprodução

O ex-presidente americano Barack Obama é a nova aposta da NBA para aumentar os negócios e acelerar o crescimento da liga americana de basquete no continente africano. Nomeado como parceiro estratégico de negócios, Obama terá participação minoritária no novo empreendimento comercial batizado de NBA África, que foi criado no último mês de maio.

Na nova função, o ex-presidente ajudará a promover os esforços de responsabilidade social da liga em todo o continente, incluindo programas e parcerias que apoiam uma maior igualdade de gênero e inclusão econômica. Segundo a NBA, com o tempo, Obama usará a participação para financiar programas de juventude e liderança da Fundação Obama em toda a África.

“A NBA sempre foi um grande embaixador dos Estados Unidos, usando o jogo para criar conexões mais profundas ao redor do mundo. Na África, o basquete tem o poder de promover oportunidades, bem-estar, igualdade e autonomia em todo o continente. Ao investir nas comunidades, promover a igualdade de gênero e cultivar o amor pelo jogo de basquete, acredito que a NBA África pode fazer a diferença para muitos jovens do continente. Estou impressionado com o compromisso da liga com a África, incluindo a liderança demonstrada por tantos jogadores africanos que querem retribuir aos seus próprios países e comunidades. É por isso que estou orgulhoso de me juntar à equipe da NBA África, e espero uma parceria que beneficie a juventude de tantos países”, afirmou Obama, que presidiu os Estados Unidos do início de 2009 ao início de 2017.

“Estamos honrados que o presidente Obama tenha se tornado um parceiro estratégico da NBA África e apoiará nossos esforços abrangentes para fazer crescer o basquete no continente. Além de seu amor bem documentado pelo basquete, o presidente Obama acredita firmemente no potencial da África e nas enormes oportunidades de crescimento que existem por meio do esporte. A NBA África se beneficiará enormemente com seu envolvimento”, destacou Adam Silver, comissário da NBA.

Com a chegada de Barack Obama, a NBA África ganha ainda mais força. Entre os investidores da iniciativa estão a holding de investimentos Helios Fairfax Partners e Babatunde Folawiyo, presidente e executivo chefe do grupo industrial baseado na Nigéria Yinka Folawiyo Group. Além deles, o projeto ainda envolve diversos ex-jogadores da NBA, como Junior Bridgeman, Luol Deng, Grant Hill, Dikembe Mutombo e Joakim Noah.

Vale lembrar que não é a primeira vez que a NBA aposta no ex-presidente americano. Em 2019, quando se juntou à Federação Internacional de Basquete (Fiba) para realizar a Liga de Basquete Africana, a liga americana recorreu a Obama para ajudar o projeto a sair do papel.