Basquete

Com menos TV, NBB aposta em boom digital com TikTok, Twitter e Facebook

por Redação
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O início da temporada 2020/2021 do Novo Basquete Brasil (NBB) foi marcado por uma agressiva estratégia de comunicação da Liga Nacional de Basquete nos meios digitais. Desde o último dia 9 de novembro, véspera do começo da competição, que TikTok, Twitter e Facebook têm sido usados de forma estratégica pelo NBB para engajar o torcedor e ampliar o alcance no país.

As plataformas digitais foram a "casa" do evento de lançamento da liga. No dia 9, foram 9h de evento ao vivo, apresentando cada um dos times que disputa a temporada e, ainda, interagindo com o fã on-line. No Facebook, o evento ao vivo teve mais de 10 mil usuários únicos e um alcance de cerca de 30 mil pessoas.

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Além disso, para reforçar a presença do NBB no TikTok, a rede social criou um vídeo e a campanha #SobeABola para relembrar o lançamento da temporada. Em um dia, o perfil do NBB ganhou quase 30 mil seguidores e a campanha somou, em 10 dias, quase 14 milhões de visualizações. A rede social que mais cresceu durante a pandemia é hoje parceira de conteúdo da liga. No período em que a temporada foi encerrada prematuramente e até o início do novo campeonato, os times do NBB receberam dois treinamentos para aprender a utilizar melhor a rede social. 


Mote para o lançamento da temporada, a campanha #NossoBasquete procurou resgatar o vínculo do torcedor brasileiro com o basquete nacional. Tendo como foco o Twitter, a iniciativa procurou engajar clubes, atletas, influenciadores e fãs a postarem fotos e relembrar momentos que aconteceram no NBB.

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De acordo com a liga, a ideia com a ação é "valorizar a influência e a relevância do basquete no Brasil", aproveitando o momento de maior crescimento do esporte no país. A iniciativa contou até mesmo com o perfil da NBA no Brasil. A campanha ficou entre os assuntos mais comentados do Twitter três horas após ser lançada.

Para reforçar o vínculo afetivo do fã com o NBB, a liga promoverá, no restante da temporada, um desdobramento da campanha #NossoBasquete. Ela passará a ser  tema de um quadro mensal em que serão relatadas histórias de personagens que tiveram o basquete como agente transformador de suas vidas. A primeira história será da "Queen Of fans", que é a protagonista do filme principal da campanha.


A aposta crescente no digital faz parte do novo momento do NBB na mídia. Neste ano, apenas a ESPN é a emissora de TV oficial do torneio. Os demais jogos são exibidos pelo streaming pago do DAZN e pelas redes sociais Twitter e Facebook.

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