Basquete

Digital, NBA consegue sucesso além da 'bolha'

por Redação
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Um Jogo Totalmente Novo. Esse foi o lema da retomada da temporada 2019-2020 da NBA, que levou o campeonato para uma 'bolha' no complexo da Disney, em uma operação que envolveu mais de 6,5 mil pessoas entre equipes, staff, mídia, entre outros. Um procedimento inédito e novo.

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A 'bolha' se transformou num case de excelência em termos de segurança durante a pandemia. Depois de 98 dias, a festa em roxo e dourado do 17o título dos Los Angeles Lakers rendeu a quarta coroa ao 'Rei' LeBron James (além do quarto troféu de 'MVP') e serviu de inspiração para ligas do mundo todo não apenas pela competição em si. Sem a presença física do público, a NBA trouxe uma excelente oportunidade para ativações de parceiros, que apostaram na interação com os fãs.

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Nas arenas, o Michelob ULTRA Courtside reuniu mais de 300 fãs por partida na torcida virtual nos telões posicionados ao redor das quadras, por meio do programa 'Together Mode', da Microsoft. Entre fãs anônimos, celebridades e 'Lendas", nomes conhecidos como Shaquille O’Neal, Kareem Abdul-Jabbar, Spike Lee, Oscar Schmidt e até o ex-presidente americano Barack Obama. Através do virtual signage, a Gatorade também marcou presença nas Finais. Além disso, em ação coordenada com ESPN e Turner, foram mais de 30 câmeras (entre elas câmeras-robôs) posicionadas em ângulos inéditos, 66 microfones e novos recursos de áudio. Durante as Finais, as marcas de YouTube TV e Disney estavam na quadra de jogo.

No Brasil, parceiros da liga lançaram produtos e campanhas. A Budweiser celebrou o reinício do campeonato com o 'Desafio com Kings', sorteando kits com produtos. Na reta final dos Playoffs, apostou em uma brincadeira com pets, que ganharam uma cama especial para 'devolver' o sofá aos seus donos. Na semana passada, a marca lançou o 'Bud x NBA', jogo mobile de arremessos que vai distribuir prêmios e dar uma viagem para as Finais 2021 ao recordista de pontos.

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Durante os Playoffs, o Cinemark também ativou no mercado brasileiro com uma coleção de oito copos colecionáveis, além de um combo 'Finals 2020', com balde de pipoca em formato de bola de basquete com chaveiro e copo comemorativo.

A NBA promoveu interação pelas redes sociais nos EUA e apostou em novos conteúdos no Brasil. Desde o início dos Playoffs, foram mais de 220 mil novos seguidores no país. O Instagram superou 1 milhão de seguidores, e o TikTok (@NBA_Brasil) só está atrás da conta americana. O sucesso da 'bolha' foi muito além das quadras.

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