Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Basquete / US$ 1,46 bilhão

NBA atinge marca histórica com receita de patrocínio

Redação Publicado em 29/06/2021, às 11h10

Imagem NBA atinge marca histórica com receita de patrocínio

A NBA e os seus trinta times conquistaram uma marca histórica na temporada 2020/2021. Apesar do impacto causado pela pandemia, a liga conquistou US$ 1,46 bilhão em receita de patrocínio, de acordo com a empresa de inteligência de mercado IEG.

A pandemia fez com que a liga tivesse uma temporada mais curta, mas a empresa estima que a NBA ainda foi capaz de aumentar sua receita em 6%, em comparação com a temporada 2019/2020. A IEG disse que as parcerias de alto nível foram o principal motor do aumento da receita, com a NBA assinando 13 novos acordos. A empresa ainda acrescentou que as receitas com patrocínio aumentaram em quase 50% desde a temporada 2017/2018, uma taxa de crescimento que apenas a Major League Soccer (MLS) superou durante o mesmo período.

A categoria que gerou mais retorno para a liga americana de basquete foi a de tecnologia, com quase US$ 115 milhões em novos acordos, incluindo um novo contrato com a Microsoft. Loterias e marcas de jogos contribuíram com quase US$ 50 milhões em novas receitas.

Ao todo, a IEG disse que tecnologia, loteria e jogos, telecomunicações, vestuário esportivo e categorias bancárias contribuem agora com mais de US$ 100 milhões para a receita anual de patrocínio da NBA.

As categorias de marcas mais ativas na liga são seguros, varejo e cerveja e vinho, cada uma das quais realizando mais de 70 negócios individuais. State Farm, Anheuser-Busch e Verizon são as empresas mais envolvidas, com cada uma delas tendo acordos de patrocínio com pelo menos 20 das franquias da liga.

"A receita de patrocínio da NBA está perto de atingir o patamar da NFL, que teve uma receita total de patrocínio de US$ 1,62 bilhão na última temporada. O poder das estrelas, o número de jogos, a variedade de ativos patrocináveis e a popularidade global da NBA contribuem para o crescimento contínuo da liga", disse Peter Laatz, diretor administrativo global da IEG.

A IEG também destacou o papel dos patrocínios nas camisas dos times da NBA para o crescimento da receita da liga. Neste segmento, a entrada de dinheiro gerado por patrocínios para a NBA e suas franquias cresceu quase 70% desde a última temporada.

"Algumas equipes estão recebendo mais de US$ 15 milhões por ano por patrocínio nas camisas, e isso está próximo dos US$ 30 milhões que um patrocínio de direitos de nome pode trazer anualmente", acrescentou Laatz.