Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Basquete / Expansão

NBA chegará ao Golfo Pérsico com jogos de pré-temporada em Abu Dhabi em 2022

Por conta da pandemia, principal liga de basquete do mundo não sai da América do Norte desde 2019

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 18/11/2021, às 08h16

NBA ajudará Abu Dhabi a se "desenvolver ainda mais como um destino global dinâmico" - Divulgação / NBA
NBA ajudará Abu Dhabi a se "desenvolver ainda mais como um destino global dinâmico" - Divulgação / NBA

A NBA anunciou, nesta quarta-feira (17), que fará dois jogos de pré-temporada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, em outubro de 2022. Será a primeira vez que a região do Golfo Pérsico receberá partidas da principal liga de basquete do mundo. As datas e as franquias envolvidas serão reveladas posteriormente.

Com o anúncio, a NBA demonstra confiança de que a pandemia de Covid-19 realmente está sendo superada. Acostumada a realizar jogos no exterior para se autopromover, a liga não joga fora da América do Norte desde 2019. Antes disso, cidades como Londres, Paris e Cidade do México receberam jogos de pré-temporada.

Para o jogo na Ásia, a parceria foi assinada com o Departamento de Cultura e Turismo (DCT) de Abu Dhabi, que possui um projeto chamado Visit Abu Dhabi para promover o turismo na cidade. Com a iniciativa, a capital dos Emirados Árabes Unidos passará a ter o status de destino turístico oficial parceiro da NBA na China, Europa, Oriente Médio e norte da África.

O acordo também contempla uma série de eventos envolvendo os fãs e jogadores e ex-jogadores da NBA, o lançamento de ligas juniores da NBA em escolas nos Emirados Árabes Unidos, diversas clínicas organizadas pela liga para promoção de saúde e bem-estar e ainda um evento de exibição da NBA 2K League.

“Ao comemorarmos a temporada de 75 anos da NBA, a parceria com o DCT de Abu Dhabi para trazer os primeiros jogos e eventos da NBA e da NBA 2K League para os Emirados Árabes Unidos é um marco importante no crescimento global contínuo do basquete. Abu Dhabi é um vibrante centro multicultural, com um histórico comprovado de hospedagem de eventos esportivos de classe mundial, e esta parceria não só levará a experiência ao vivo da NBA e da NBA 2K League para os fãs no Oriente Médio, mas também criará oportunidades para que meninos e meninas aprendam os fundamentos e valores centrais do jogo por meio de uma variedade de programas de base e eventos com fãs”, destacou Mark Tatum, vice-comissário e chefe da área operacional da NBA.

“O anúncio de hoje demonstra ainda mais a posição do nosso país como um lar de primeira linha para esportes globais e para atrair os melhores talentos. Como Abu Dhabi está comprometida em se desenvolver ainda mais como um destino global dinâmico, adicionar a NBA ao nosso impressionante portfólio de eventos esportivos e de entretenimento durante todo o ano apenas reforça a posição da capital dos Emirados Árabes Unidos como um centro de excelência esportiva”, complementou Mohamed Khalifa Al Mubarak, presidente do DCT de Abu Dhabi.