NBA e FIBA anunciam retorno do "Basquete sem Fronteiras" no México após 13 anos

A NBA e a Federação Internacional de Basquete (FIBA) anunciaram, na última sexta-feira (22), que o Basquete Sem Fronteiras (BWB) será realizado no Centro Deportivo La Loma, sede oficial da NBA Academy América Latina, em San Luís Potosi (México).

“Não poderíamos estar mais animados em receber o Basquete Sem Fronteiras como parte dos nossos esforços de crescimento do jogo em todos os níveis por toda a região”, afirmou Arnon de Mello, vice-presidente da NBA para a América Latina.

Este será o 11º acampamento do BWB, marcando o retorno do evento do programa global de desenvolvimento de basquete e atuação comunitária de NBA e FIBA após a realização no NBA All-Star Chicago, em 2020. O BWB, que acontecerá entre 16 e 19 de maio, volta ao México após 13 anos. A Nike, parceira do BWB global desde 2002, será a fornecedora de material esportivo.

“Estamos ansiosos para receber o BWB América no La Loma e continuamos trabalhando próximos da NBA para promover o basquete no México e em toda a América Latina. La Loma está comprometida em promover um ambiente propício para eventos esportivos divertidos, saudáveis e competitivos, e acampamentos como o BWB se alinham com nossa missão geral”, comentou Rafael Lebrija Hirschfeld, presidente e CEO do La Loma.

O camp de treinamento reunirá mais de 60 atletas de até 16 anos (masculino e feminino) de toda a América Latina, Canadá e Caribe para aprender com jogadores, ex-atletas e técnicos da NBA ou da FIBA, cujos nomes ainda serão anunciados. Os atletas também participarão do programa de serviços comunitários, valores e desenvolvimento de lideranças.

“Estamos entusiasmados por nos unirmos mais uma vez à NBA para trazer o BWB para o México. Faz mais de dois anos que nos reunimos pela última vez em um BWB, e estamos felizes por podermos nos encontrar novamente, dentro e fora da quadra, para ajudar a desenvolver e fortalecer o futuro do basquete na América Latina”, destacou Zoran Radovic, diretor de esportes e federações nacionais da FIBA.

Entre os atletas que passaram pelo BWB Américas e que atualmente estão na NBA estão os argentinos Leandro Bolmaro (Minnesota Timberwolves), Facundo Campazzo (Denver Nuggets) e Luca Vildoza (Milwaukee Bucks); o bahamense Kai Jones (Charlotte Hornets); e o canadense Kelly Olynyk (Detroit Pistons).

A NBA e a FIBA já organizaram 62 BWBs em 30 países desde o lançamento do programa, em 2001, alcançando mais de 3.700 participantes de 133 países e territórios, com 96 campistas que foram draftados pela NBA e pela WNBA ou que assinaram como agentes livres.