A NBA, principal liga de basquete do mundo, anunciou nesta terça-feira, 11 de abril, recorde de 22,2 milhões de torcedores em suas arenas durante os jogos da temporada regular atual, iniciada em 18 de outubro do ano passado e terminada no último dia 9 de abril.
O número foi superior à temporada 2017-18, quando o público chegou aos 22 milhões de espectadores pela primeira vez.
Durante o jogo que celebrou os 50 anos do Spurs, em San Antonio, no Texas, no dia 13 de janeiro, a liga registrou o maior público de sua história. Aproximadamente 70 mil pessoas compareceram ao Alamodome Stadium para ver a partida contra o Warriors, que terminou com o placar de 144 a 113 para os visitantes.
Até então, as maiores torcidas para um jogo de basquete ocorriam quando os Bulls dominavam a NBA, no início dos anos 90.
Arenas fazem cesta, mas transmissões ficam no aro
Apesar dos bons números presenciais, a NBA patinou em audiência nas transmissões de TV. De acordo com a Sports Media Watch, o Jogo das Estrelas registrou a pior audiência da história, com apenas 4,59 milhões de telespectadores sintonizados na TNT e TBS.
O número é 27% menor que a edição anterior, e 22% menor que a edição 2021, que até então era o Jogo das Estrelas com menor audiência da história.
Naquela partida, os capitães LeBron James e Giannis Antetokounmpo tiveram atuações apagadas por causa de lesões.
Entretanto, esta foi a temporada que LeBron James tornou-se o maior artilheiro da história da NBA, com 38.388 pontos. O ponto-recorde ocorreu no jogo contra o Thunder, em 7 de fevereiro, atraindo outro recorde de engajamento dos fãs: quando James atingiu o recorde, a transmissão da TNT chegou ao pico de 3,7 milhões de telespectadores.