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Basquete / Nova temporada

Penalty e LNB incluem times e caridade em ação "A Bola do Jogo", do NBB

Criada na temporada passada, ação foi finalista do Prêmio Máquina do Esporte

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 01/10/2021, às 10h44 - Atualizado às 10h47

Fãs de basquete poderão votar em uma das 17 bolas criadas por artistas escolhidos pelos times do NBB - Divulgação / LNB
Fãs de basquete poderão votar em uma das 17 bolas criadas por artistas escolhidos pelos times do NBB - Divulgação / LNB

Após o sucesso da ação “A Bola do Jogo” na temporada 2020/2021, que rendeu inclusive o status de finalista na categoria “Ação de Comunicação/Relações Públicas” no Prêmio Máquina do Esporte, a Penalty e a Liga Nacional de Basquete (LNB) decidiram manter a ideia para 2021/2022. Para a temporada que começará neste mês, o objetivo do concurso cultural segue sendo gerar engajamento e fortalecer a modalidade esportiva nas comunidades.

Desta vez, porém, a dinâmica será diferente daquela realizada no ano passado, quando jovens torcedores de até 14 anos foram convidados para desenhar versões estilizadas da Crossover Pró 7.8. Para 2021/2022, os 17 times que integrarão o torneio foram convidados a participar da iniciativa, com a indicação de um artista regional para executar o trabalho. A ideia foi apostar nos artistas que representam as comunidades locais, com o intuito de dar visibilidade às regiões em que os times são sediados.  

Além disso, a ação terá um viés de caridade. Todas as bolas criadas para esta edição do concurso seguirão para um leilão virtual na Play For a Cause, empresa que promove leilões relacionados ao esporte e ao entretenimento para gerar recursos financeiros em prol de projetos e instituições com foco em educação e inclusão no Brasil e no mundo.  

A quantia arrematada por cada bola será destinada para os clubes, com a finalidade de reverter o valor para um projeto social da comunidade de cada um, aumentando, assim, o investimento no basquete. A LNB se responsabilizará, junto aos clubes participantes, por escolher uma organização sem fins lucrativos para receber o dinheiro arrecadado em leilão. Tanto a votação para definir a bola vencedora como o próprio leilão já tiveram início.

“Com essa ação, queremos aproximar os artistas dos clubes e seus torcedores. Os 17 times do NBB estão participando da #BoladoJogo e irão ajudar instituições de caridade. A parceria com a Penalty nos proporciona inovar sempre e reforçar o papel social da Liga Nacional de Basquete”, destacou Delano Franco, presidente da LNB.

“Ficamos muito felizes com a repercussão da ‘Bola do Jogo’ em 2020, com todo o resultado e causas sociais levantadas. Por isso, identificamos uma grande oportunidade para oferecer engajamento na prática do basquete. Nesta edição da campanha, vamos além, com a proposta de movimentar todas as regiões do Brasil que irão participar do torneio e envolver as comunidades que respiram a modalidade”, explicou Bernardo Caixeta, gerente de marketing e relações esportivas da Penalty.

A votação ocorrerá até o dia 13 de outubro. Depois, entre 18 e 20 de outubro, as quatro bolas mais votadas serão disponibilizadas para voto popular nos perfis da Penalty e do NBB no Instagram. A bola vencedora será utilizada, de forma simbólica, na primeira partida da temporada 2021/2022 do NBB (que colocará frente a frente os finalistas da temporada passada, São Paulo e Flamengo), no dia 23 de outubro.