Um total de 52% dos brasileiros conectados com 18 anos ou mais se declara fã de basquete em 2022. Isso representa 58 milhões de pessoas. Os dados são da Sponsorlink, pesquisa do Ibope Repucom especializada em hábitos e comportamento de fãs de esportes. Em 2013, no início da série, 38% dos brasileiros conectados declaravam gostar de basquete, o que correspondia a 20 milhões de indivíduos.
Ou seja, o volume de internautas brasileiros que apreciam a modalidade avançou 16 pontos percentuais nos últimos dez anos, e corresponde a um volume de indivíduos três vezes maior.
“A modalidade tem se popularizado na última década e hoje figura entre os cinco esportes mais populares do país entre internautas. O volume atual de indivíduos conectados no Brasil que se declaram fãs de basquete equivale ao dobro de toda a população da Austrália“
Arthur Bernardo Neto, diretor do Ibope Repucom
“[Essas pessoas] estão bem distribuídas geograficamente e possuem renda acima da média, fatores-chave que elevam a modalidade a uma das principais plataformas para patrocínio esportivo no momento”, complementou o executivo.
Sobre a pesquisa
A Sponsorlink é a maior pesquisa especializada em esportes do mundo. Trata-se de uma iniciativa do Ibope Repucom que traz informações sobre hábitos, atitudes a respeito de patrocínios, consumo de meios e comportamento de compra entre fãs de campeonatos e modalidades esportivas.
Vale destacar que, para essa edição do levantamento, a empresa de pesquisa considerou que os internautas brasileiros com 18 anos ou mais somam 110,5 milhões de pessoas.