Pular para o conteúdo

COI anuncia valor bilionário em renovação de acordo com Comcast NBCUniversal

Empresa de mídia assegurou direitos de transmissão dos Jogos para o ciclo de 2033 a 2036 por US$ 3 bilhões

Comcast NBCUniversal renovou contrato com o COI até 2036 - Divulgação

Comcast NBCUniversal renovou contrato com o COI até 2036 - Divulgação

O Comitê Olímpico Internacional (COI) e a Comcast NBCUniversal renovaram o contrato de direitos de transmissão dos Jogos Olímpicos nos EUA até 2036 pelo valor de US$ 3 bilhões. Esse novo ciclo de direitos cobre os Jogos de Inverno de Salt Lake City 2034 e os Jogos de Verão de 2036, cuja sede ainda será escolhida.

Segundo o COI, 90% dessa receita será destinada a apoiar atletas e entidades esportivas ao redor do mundo.

“O cenário da mídia está evoluindo rapidamente e, ao fazer parceria com uma das principais empresas de mídia e tecnologia do mundo, garantiremos que os fãs nos Estados Unidos possam vivenciar os Jogos Olímpicos como nunca”, afirmou Thomas Bach, presidente do COI.

Serviços

Pelo acordo, a Comcast também dará suporte à realização dos Jogos Olímpicos na área de infraestrutura de tecnologia de conexão e mídia, apoio à cobertura do evento via Olympic Broadcasting Services (OBS) e colaboração em oportunidades publicitárias nos EUA. A Comcast também investirá em startups que possam auxiliar o Movimento Olímpico.

O contrato garante os direitos de TV dos Jogos até 2036 para a NBCUniversal em todas as plataformas no mercado norte-americano, incluindo o Peacock, seu serviço de streaming.

“É uma honra para nós continuarmos trazendo todo o poder da expertise da nossa empresa na criação e distribuição de conteúdo que se conecta com os norte-americanos, bem como começar a fornecer suporte e soluções tecnológicas ao COI em áreas que beneficiam atletas e as muitas pessoas dedicadas à organização dos Jogos Olímpicos”, destacou Brian Roberts, CEO da Comcast.

Paris 2024

A cobertura da NBCUniversal de Paris 2024 atingiu uma média de 67 milhões de espectadores totais por dia em suas plataformas de transmissão a cabo e streaming.

Os torcedores assistiram a 23,5 bilhões de minutos da cobertura da NBCUniversal de Paris 2024, liderada pelo serviço de streaming Peacock. O número representou um crescimento de 40% em relação à soma do obtido com os Jogos de Verão de Tóquio 2020 e os Jogos de Inverno de Pequim 2022.

É preciso ressaltar, porém, que o fuso horário de Paris 2024 foi bem mais favorável ao público norte-americano do que os horários de transmissão das Olimpíadas asiáticas no Japão e na China.

A Geração Z impulsionou um recorde de 6,55 bilhões de impressões nas redes sociais da NBCUniversal durante Paris 2024. Houve um aumento de 184% em comparação com Tóquio 2020.

Trajetória

A Comcast NBCUniversal iniciou suas coberturas olímpicas nos Jogos de Tóquio 1964. Desde então, a empresa transmitiu 19 edições dos Jogos no total, sendo 13 delas consecutivas. O número supera qualquer outra empresa de mídia dos EUA.

Com a renovação, ao final dos Jogos de 2036, a NBCUniversal terá exibido 25 edições olímpicas, sendo 19 seguidas.

A Comcast também é patrocinadora das equipes olímpica e paralímpica dos EUA, sendo parceira oficial do comitê local desde 2017.

O Comitê Executivo do COI, que aprovou o acordo com a empresa, também autorizou o próximo presidente da entidade, que será eleito na quinta-feira da semana que vem (20), a assinar o contrato após assumir o cargo, em junho.