O Catar, sede da Copa do Mundo 2022, decidiu abandonar a exigência de testes de Covid-19 para turistas que chegarão ao país a fim de acompanhar o Mundial. O relaxamento nas medidas de prevenção ao coronavírus entrará em vigor na próxima terça-feira (1º).
A partir desse dia, só poderá entrar e permanecer no Catar quem possuir o cartão Hayya, documento obrigatório dado aos jogadores e demais pessoas envolvidas com as seleções nacionais, profissionais de mídia, torcedores que compraram ingressos para a Copa do Mundo 2022 e também convidados.
Máscaras
Neste mês, o governo do Catar também resolveu abolir a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público, assim como nos oito estádios que receberão partidas da Copa do Mundo.
“Os visitantes [da Copa do Mundo] não são mais obrigados a apresentar um resultado negativo do teste de detecção de Covid-19 ou do teste rápido de antígeno, antes de viajarem para o Catar”, afirmou o Ministério da Saúde do país, em comunicado.
O órgão alegou que resolveu tomar essa decisão devido ao “número de casos de Covid-19, que continua a cair em todo o mundo e no Catar”.
O governo também anunciou que o aplicativo Ehteraz, de rastreamento do coronavírus, só será necessário para a entrada em unidades de saúde. Antes, ele era exigido para o ingresso em todos os prédios públicos do país.