Após 17 dias ininterruptos de jogos, a Copa do Mundo do Catar chegou ao primeiro “dia de folga”. Além de dar um descanso para os jogadores das seleções sobreviventes, o primeiro dia sem jogo lembra aos apaixonados pelo torneio que a edição 2022 já se encaminha para o final. Entre as marcas, ao menos até agora, quem mais parece que vai sentir falta do Mundial é a Nike.
Com as quartas de final definidas, o domínio da marca americana ficou evidente. Das oito seleções que ainda sonham com o título, seis são patrocinadas pela Nike: Brasil, Croácia, França, Holanda, Inglaterra e Portugal. Com as quedas precoces de Alemanha, Bélgica e Espanha, a principal rival, a Adidas, tem apenas uma representante na lista, a Argentina. E o surpreendente Marrocos conseguiu levar a Puma até essa fase da competição.
Quando o assunto é artilharia, mais uma goleada da marca do Swoosh. As chuteiras da Nike foram responsáveis por 76 dos 148 gols marcados no Mundial até o momento, ou seja, um pouco mais da metade. A Adidas vem na segunda posição, com 41, e a Puma é a terceira, com 21. A lista ainda conta com New Balance (5) e Mizuno (2), além de três gols contra.
Individualmente, a Nike também lidera. Artilheiro do torneio até agora com cinco gols, o francês Kylian Mbappé calça a chuteira da marca americana. Além dele, a Nike também patrocina jogadores com três gols no Mundial, como Richarlison (Brasil), Marcus Rashford (Inglaterra), Gonçalo Ramos (Portugal) e Enner Valencia (Equador). Desses, apenas o capitão equatoriano não está mais na competição.
A esperança das outras marcas também está em atletas com três gols na Copa. A Adidas tem Lionel Messi (Argentina), mas deixou de ter Álvaro Morata (Espanha), eliminado por Marrocos. Já a Puma ainda conta com os gols de Olivier Giroud (França) e Cody Gakpo (Holanda). Por último, a New Balance torce para que Bukayo Saka (Inglaterra) ajude sua seleção a chegar a um título que não vem desde 1966.