A Cortex, especializada em inteligência de dados para comunicação estratégica e reputação, criou um ranking para analisar a popularidade digital dos jogadores que estão defendendo a seleção brasileira na Copa do Mundo do Catar. Destaque do time de Tite na estreia contra a Sérvia com os dois gols na vitória por 2 a 0, Richarlison já é o jogador da equipe nacional mais citado nas mídias digitais.
O atacante do Tottenham, que iniciou a Copa na quarta posição da lista, passou a liderar, ultrapassando o ex-líder Neymar (PSG), Pedro (Flamengo) e Vinícius Júnior (Real Madrid). Agora, o Top 4 é formado por Richarlison, que teve um aumento de citações de 1.175%, Neymar e ainda Casemiro (Manchester United) e Thiago Silva (Chelsea).
Assim como faz para as áreas de comunicação e marketing das empresas clientes, a Cortex criou uma análise com as citações ao nome dos jogadores nas redes sociais e na imprensa e, aplicando uma camada de inteligência, chegou ao ranking de popularidade nas mídias digitais dos jogadores, que evidencia quais deles estão tendo maior destaque.
A empresa seguirá acompanhando os 26 jogadores da seleção até o final da Copa. Nesta segunda-feira (28), com a entrada em campo do time de Tite pela segunda vez no Mundial, diante da Suíça, a tendência é que os números voltem a ser modificados, de acordo com quem tiver maior sucesso na partida.