As contas oficiais de Argentina, França e Fifa no Instagram atingiram quase 100 milhões de interações relacionadas à final da Copa do Mundo do Catar. Segundo a agência Samba Digital, o número total foi de 98,8 milhões apenas no domingo (18), dia da final que deu à Argentina o título da 22ª edição do Mundial de Futebol.
O maior número de interações foi alcançado pela página oficial da Fifa. Ao todo, a entidade somou 64,6 milhões, desempenho que representa cerca de 15% do total acumulado pela conta entre 20 de novembro e 18 de dezembro, período em que foram disputadas as 64 partidas da competição.
Finalistas
Entre os dois finalistas, foram 34,2 milhões de interações apenas no dia da final. A Argentina, agora tricampeã mundial, acumulou 24 milhões, enquanto a conta oficial da seleção francesa chegou a 10,2 milhões de interações.
Se forem somadas as postagens das 30 seleções que publicaram no Instagram (Irã e Tunísia não fizeram nenhum post) e ainda a página oficial da Copa do Mundo (@fifaworldcup), houve 914,2 milhões de interações em 28 dias. Isso representa uma média diária de 32,6 milhões de interações.
“Quando falamos de Copa do Mundo, não nos limitamos apenas à competição entre as seleções, mas a todo o evento midiático que a envolve, algo que hoje pode ser comparado talvez apenas ao Super Bowl”
Wagner Leitzke, gerente de mídias sociais da Samba Digital
“A Fifa abriu os olhos para o mundo digital, e já vimos uma cobertura diferenciada em seus canais. Esse é um caminho sem volta. Cada vez mais importância será dada ao campo digital”, acrescentou.
Ligas americanas
Em um cenário comparativo, enquanto o perfil oficial da Fifa no Instagram alcançou 64,6 milhões de interações com 86 postagens sobre a final da Copa do Mundo, a NBA acumulou 2,4 milhões, com sete partidas em que estiveram envolvidas franquias como Orlando Magic, Boston Celtics, New York Knicks, Golden State Warriors e Chicago Bulls.
Já a NFL, por sua vez, acumulou 5,9 milhões de interações em seu perfil oficial, com 11 partidas disputadas neste domingo (18).
Para obter uma comparação mais justa, pode-se estender o período e selecionar o último quadrimestre do ano, iniciando a análise em 1º de setembro. Ainda assim, mesmo com apenas 28 dias de competição, a página oficial da Fifa no Instagram leva enorme vantagem em relação a outras competições e esportes.
Líder no digital
A seleção brasileira liderou o ranking de interações no Instagram durante a maior parte da competição, mas argentinos e franceses assumiram a liderança na reta final.
Até as vésperas da decisão, a Argentina, com 62 milhões de interações, era apenas a terceira no ranking acumulado de interações, atrás de Brasil e França. A conquista da Copa do Mundo pela terceira vez trouxe aos hermanos 24 milhões de novas interações e a liderança do torneio como um todo.
Novos seguidores
Apesar de ter sido eliminada nas quartas de final pela Croácia, a página oficial da seleção brasileira conquistou 2,8 milhões de novos seguidores no Instagram e liderou esse quesito na Copa do Mundo. Em seguida, vêm Argentina, Portugal, Marrocos e França.
O Brasil ainda lidera em número de fãs, com 15,8 milhões de perfis seguindo a página administrada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Se considerarmos os maiores aumentos proporcionalmente à base de fãs antes do início da Copa, a maior vencedora foi a Coreia do Sul. A página quase dobrou de seguidores durante a competição, na qual o time acabou eliminado pelo Brasil nas oitavas de final.
A Argentina, por sua vez, aumentou sua base de fãs em quase um terço com o tricampeonato mundial. A equipe é, agora, a quarta em número de adeptos, com apenas 2,1 milhões a menos que Portugal, terceiro no ranking. Portugal e Argentina, porém, devem perder, nos próximos anos, seus principais trunfos no marketing, com as aposentadorias próximas de Lionel Messi (35 anos) e Cristiano Ronaldo (37 anos).