A Nike, o Itaú e o Zé Delivery foram as marcas mais comentadas no Twitter durante o período de disputa da Copa do Mundo do Catar. Os números são resultado do levantamento Knewin Social, realizado pela Knewin, empresa de PRTech, que coletou 2.710.886 tuítes entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro.
Patrocinadora mais antiga e que veste os jogadores desde 1995, a Nike foi a marca mais mencionada. A camisa criada especialmente para essa edição foi o tema predominante nas conversas, com menções à estampa que remete às pintas de uma onça, animal que é símbolo do Brasil. Além disso, a campanha da marca com o tema “Futebol no Multiverso” também obteve destaque.
Já o Itaú, que apareceu em segundo lugar no estudo, fez uma versão da música “Mostra tua força, Brasil”, canção original criada em 2014 pelo cantor Jairzinho e que já tinha passado por uma releitura em 2018. A versão para a Copa do Mundo 2022 foi interpretada por Ludmilla, João Gomes, Timbalada e o rapper Kawe.
Em terceiro lugar, ficou o Zé Delivery, com menções à campanha #BotaOZépraJogo, protagonizada pelo jogador Vinícius José Paixão de Oliveira Júnior, mais conhecido como Vini Jr.
Neymar e Messi
Em relação aos jogadores, ainda que a seleção brasileira tenha sido eliminada precocemente, Neymar apareceu em primeiro lugar, com 48,8% das menções dedicadas a jogadores no Twitter durante o período analisado.
O segundo lugar ficou com Lionel Messi, da Argentina, com 38%. O jogador do PSG também bateu o recorde da foto mais curtida da história do Instagram em todo o mundo. Já Kylian Mbappé, da França, ficou em terceiro lugar, com 13%.
Entre as contas mais citadas na mídia social, ficaram as páginas oficiais da Copa do Mundo e da seleção brasileira (@fifaworldcup_pt, @cbf_futebol e @fifaworldcup) e a plataforma de conteúdo @choquei.
As hashtags #fifaworldcup, com 14,5% dos tuítes, #qatar2022, com 3,5% e #copadomundofifa, com 1,4% das menções, também apareceram entre os destaques no período monitorado.