A Panini e a Fundação Dorina Nowill para Cegos anunciaram, nesta quinta-feira (3), uma parceria para distribuir guias em braile do álbum da Copa do Mundo do Catar para deficientes visuais. Ao todo, serão distribuídos 1.945 guias para instituições parceiras da instituição, 200 clientes atendidos no local e ainda 200 kits a serem entregues pela própria Panini.
O kit é composto por um guia em braile dividido em três volumes e um pacote com três figurinhas com aplicação do braile. O guia é uma transcrição completa do álbum na linguagem dos deficientes visuais, além da descrição de todas as figurinhas, transcritas em braile com o código alfanumérico.
O material é consultivo, não será comercializado e ficará exposto para manuseio e acesso ao conteúdo por todos os atendidos pelas instituições beneficiadas pelo país. Para as pessoas atendidas pela Fundação Dorina Nowill ou que receberem por meio da Panini, o material também auxiliará na brincadeira, pois elas poderão adquirir o álbum para interação e colagem das figurinhas.
“O propósito da Fundação Dorina e dessa parceria é possibilitar a autonomia e inclusão das pessoas com deficiência visual em diferentes cenários sociais. Colecionar e preencher o álbum é uma atividade marcante para todos”, disse Alexandre Munck, superintendente executivo da Fundação Dorina Nowill, organização sem fins lucrativos e de caráter filantrópico.
“Juntos com a Fundação Dorina, estamos dando o primeiro passo para o desenvolvimento de produtos com mais inclusão e acessibilidade. Esperamos que seja o primeiro de muitos. O álbum Fifa World Cup Catar 2022 já é histórico por fomentar o início dessa trajetória”, celebrou Carolina Motta, gerente de marketing da Editora Panini Brasil.
O guia em braile do álbum Fifa World Cup Catar 2022 começará a ser entregue neste mês de novembro. As instituições que receberão o material atendem pessoas com deficiência visual em diversas regiões pelo Brasil.