A Fifa orgulhosamente anunciou que essa seria a Copa do Mundo com maior número de países ou territórios que compraram os direitos de transmissão do torneio, algo que, sem dúvida, ajudou a entidade a rechear seus cofres nesse ciclo de quatro anos. Porém, da mesma forma que acontece em outros eventos esportivos como a Fórmula 1, nem sempre quem compra as imagens pretende oferecê-las de forma aberta para o público. Tanto no Catar quanto em 21 países árabes próximos ou distantes, quem venceu a licitação foi a TV fechada.
Ora, mas qual é o problema com isso? Depende. Se você estiver hospedado em um hotel internacional, que tenha aproveitado o evento para colocar telões e oferecer um menu de consumação com bebidas alcoólicas para os frequentadores, está tudo bem.
Se for um fã de assistir a jogos em meio a torcedores de todo o mundo em pé ou sentados no chão, pagando QAR 50 (ou R$ 74) por um copo de cerveja, sem problemas também.
Mas se você for um simpatizante daquele ambiente de Copa e estiver apenas curioso em assistir a um ou outro jogo em um apartamento próprio ou estilo Airbnb, aí você tem um problema.
No Catar, mesmo com o clima fantástico do evento, proporcionado por milhares de funcionários e voluntários simpáticos, sempre solícitos em ajudar os turistas, é difícil encontrar uma TV ligada na Copa. Mesmo no caso dos restaurantes, muitos não passam os jogos, para desespero de quem vai sendo avisado pelo aplicativo que a Alemanha está sendo eliminada da Copa ou que o México está a um gol de se classificar.
Para os moradores locais, isso pode parecer habitual. Na TV aberta, é possível assistir a programas de auditório, religiosos ou corridas de camelo, enquanto os jogos acontecem ao vivo a alguns quilômetros dali. Mas para os brasileiros, que estão acostumados a acompanhar não apenas os jogos do Brasil como também das demais seleções (vide as audiências elevadas reportadas diariamente pela Máquina do Esporte), essa situação é desesperadora.
Essa falta de ambientes para assistir aos jogos é agravada pelo fato de haver apenas uma grande Fan Fest em Doha, além de raros telões espalhados pela cidade. Infelizmente, a audiência da Copa poderia ser muito maior se alguma outra TV além da BeIN oferecesse os jogos. O pacote para o torneio, com direito a 64 jogos, custa QAR 225 (ou salgados R$ 350). Isso, de certa forma, vai contra o que o presidente da Fifa afirmou no relatório de 2020: “Em última análise, a principal missão da Fifa é realmente globalizar, popularizar e democratizar o futebol em benefício do mundo inteiro.
Por tudo isso, você, que está lendo esse texto no Brasil, agradeça por ter sempre uma TV por perto passando os jogos, mesmo que no mudo durante o expediente. Aqui no Catar, encontrar uma tela com a Copa já é motivo para comemorar.