No ano de despedida do Gol, um dos carros mais tradicionais da indústria automobilística do país, a Volkswagen decidiu fazer uma espécie de reparação histórica para o futebol brasileiro. Em uma ação desenvolvida pela agência AlmapBBDO, a montadora enviou sete unidades do carro, modelo 2014, direto do Brasil para a Alemanha com o intuito de “espantar a zica” instaurada após o famoso 7×1 aplicado pelos alemães nos brasileiros na Copa disputada em solo nacional.
De acordo com a Volkswagen, a ação também serve como uma homenagem ao Gol, carro que teve mais de 8 milhões de unidades comercializadas no mercado brasileiro, mas que deixará de ser fabricado até o final deste ano. No filme, as sete unidades do Gol modelo 2014 podem ser vistas embarcando em cointêineres para transporte marítimo e aguardando a finalização dos trâmites para o início da viagem.
“Essa é uma ação que só a Volkswagen poderia fazer. A gente precisava agradecer ao brasileiro todo esse carinho, aproveitando um dos períodos mais importantes para os brasileiros: a Copa do Mundo. Vamos devolver sete Gols 2014 para a Alemanha, para mostrar que o brasileiro sabe rir de si mesmo e para desejar boa sorte para a seleção brasileira”, comentou Livia Kinoshita, gerente executiva de marketing da Volkswagen.
A saída do Gol dará lugar ao mais novo carro de entrada da marca, o Polo Track, considerado mais tecnológico, resistente e seguro do que o antecessor. A empresa chegou a realizar uma campanha com os dois carros nas últimas semanas, em que coloca Gol e Polo Track para “jogar futebol” com uma forcinha do recém-aposentado Fred e de um dos destaques da nova geração do futebol feminino do país, a atacante Gio Queiroz, do Arsenal.
“Depois de tanta história, o Gol não podia ir embora sem se despedir. E não podia se despedir sem ser em grande estilo”, explicou Fernando Duarte, diretor executivo de criação da AlmapBBDO.