Apesar do atrito na Copa do Catar 2022, AB-Inbev renova patrocínio com a Fifa até 2026

AB-Inbev é parceira há quase 40 anos da entidade que comanda o futebol mundial - Divulgação / Fifa

A Fifa anunciou, nesta quinta-feira (8), a renovação do contrato de patrocínio com a cervejaria AB-Inbev até 2026. Nesse período, a multinacional terá o status de cerveja oficial da Copa do Mundo Feminina, que terá início em menos de um mês e meio na Austrália e na Nova Zelândia, e do Mundial Masculino de 2026, que será disputado nos Estados Unidos, Canadá e México. No mês passado, o McDonald’s já havia trilhado o mesmo caminho de renovação.

“Os torneios da Copa do Mundo da Fifa são os eventos esportivos mais populares do mundo. Estamos profundamente conectados aos torcedores e ao futebol em todo o mundo, e é por isso que estamos entusiasmados em estender o relacionamento com a Fifa. Torcer e comemorar com uma cerveja faz parte da experiência de bilhões de torcedores de futebol. Estamos orgulhosos de continuar oferecendo maneiras novas e significativas de se envolver com os fãs e oferecer experiências imersivas e inigualáveis ​​que os conectam ao esporte que amam”, afirmou Marcel Marcondes, diretor de marketing da AB-Inbev.

“Estamos orgulhosos de renovar esta parceria de sucesso, que sem dúvida alcançará novos patamares em 2023 e 2026. Como um dos nossos patrocinadores mais antigos, o investimento da AB-Inbev beneficiará o jogo, bem como o desenvolvimento do futebol em todo o mundo, trazendo criatividade e emoção para a experiência que os torcedores de futebol terão durante nossos torneios mais emblemáticos”, celebrou Romy Gai, diretor de negócios da Fifa.

Segundo a empresa, o investimento segue em linha com a própria meta e também a da Fifa de “continuar a elevar o futebol feminino globalmente”. Além disso, a multinacional também se aproveitará do Mundial com mais jogos da história, o de 2026, que contará pela primeira vez com a presença de 48 seleções e, por isso, terá 104 jogos disputados.

Vale lembrar que a parceria de quase 40 anos entre Fifa e AB-Inbev passou por um atrito no final do ano passado por conta da Copa do Mundo do Catar. Patrocinadora oficial, a empresa foi obrigada, às vésperas do torneio, a mudar os locais de venda da cerveja Budweiser no entorno dos estádios do Mundial por causa das preocupações da família real do país árabe de que a presença proeminente de álcool nos estádios durante a Copa do Mundo pudesse perturbar a população local, resultando em um possível problema de segurança.

A disponibilidade de álcool no Catar é limitada, e a embriaguez pública é proibida, sendo punida até com prisão. Os torcedores não puderam, portanto, beber nos estádios, por exemplo, e as bebidas alcoólicas ficaram disponíveis apenas em poucos lugares bem específicos, entre eles as fan zones.

A implantação de áreas para os torcedores se recuperarem do excesso de bebida foi uma alternativa encontrada pelas autoridades do país para não haver detenção de turistas.

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