O confronto entre Brasil e França, válido pela segunda rodada do Grupo F da Copa do Mundo Feminina 2023, realizada na Austrália e na Nova Zelândia, pode até não ter acabado da forma como os brasileiros desejavam (a seleção brasileira foi derrotada por 2 a 1 pelas francesas na manhã deste sábado (29)). Mas, apesar do revés do time, as emissoras que exibiram a partida na TV aberta e na TV fechada não têm do que reclamar.
A Globo, que transmitiu Brasil x França no sinal aberto, registrou sua maior audiência para a faixa horária (das 7h às 9h) de um sábado nos últimos 15 anos. Segundo a Kantar Ibope Media, a emissora marcou 16 pontos no Painel Nacional de Televisão (PNT), que equivale à somatória dos números obtidos pela empresa na medição eletrônica realizada nas 15 maiores regiões metropolitanas do país.
O aumento da audiência da Globo em relação à média desse horário aos sábados foi de 171%. Em São Paulo, a emissora marcou 15 pontos com o jogo da Copa Feminina, crescimento de 142%, enquanto no Rio de Janeiro cravou 18 pontos, o que representa 175% a mais.
Cada ponto de audiência medido pela Kantar Ibope Media equivale a 76.953 residências ou 206.674 indivíduos na Grande São Paulo. Já no Rio de Janeiro, um ponto representa 49.547 domicílios ou 125.405 pessoas. No PNT, um ponto corresponde a 268.083 casas ou 717.088 espectadores.
Sportv
O Sportv também obteve bons números de audiência com Brasil x França, com sua média aumentando em dez vezes no horário do jogo. Os dados prévios indicam que o canal do Grupo Globo garantiu a liderança na TV por assinatura na manhã deste sábado (29).
Além dos bons números de audiência em si, as transmissões do Grupo Globo também alcançaram forte repercussão nas redes sociais. Os termos Luís Roberto e Caio Ribeiro (narrador e comentarista do canal aberto, respectivamente) figuraram, ao lado da hashtag #copadomundofeminina, entre os assuntos mais comentados no Twitter no momento em que Brasil x França era transmitido.