Uma escolha selecionada. Assim que a fabricante de carros BMW atua no cenário mundial com o patrocínio ao esporte. Para a empresa alemã, a opção pelo apoio a uma determinada modalidade tem de seguir um critério pré-definido, geralmente reforçando o foco no luxo que sempre acompanha seus carros.
Agora, a BMW decidiu investir no esporte no Brasil. Tendo sempre como base o alinhamento com as ações mundiais da marca, a empresa anunciou na última terça-feira, dia 22, a realização de cinco etapas do BMW Golf Cup International no país.
Pela primeira vez o Brasil fará parte do campeonato mundial de golfe da empresa, que acontece em outros 40 países e terá a etapa final realizada em Buenos Aires, Argentina. A ação representa, para a montadora, a entrada num dos esportes que são o carro-chefe das ações no mundo.
“Nós temos três pilares no esporte. Os esportes a motor, o golfe e a vela, todos esses esportes tem um significado para a BMW e juntos geram o prazer que é o sentimento que a nossa empresa busca dar aos clientes”, afirmou Alan Crean, coordenador de marketing da BMW, em entrevista exclusiva à Máquina do Esporte.
É por isso que a empresa investe cada vez com mais força em eventos de golfe, além das ações na Fórmula 1, em que detém a equipe BMW Sauber F1 Team. Outra ação mundialmente conhecida é o patrocínio a um barco na America’s Cup, um dos maiores campeonatos de vela do mundo.
Apesar de ter um público-alvo com um poder aquisitivo maior, a BMW pensa em expandir suas ações e buscar novos clientes. Da mesma forma, o futuro cliente da montadora não é deixado de lado. Crean explica, também, quais investimentos são feitos na fidelização da criança, outro objetivo no patrocínio esportivo.
Leia a seguir a íntegra da entrevista com o executivo:
Máquina do Esporte: Quais são as ações da BMW no esporte?
Alan Crean: Nos temos três pilares no esporte. As parcerias ficam com os esportes a motores, como a Fórmula 1, a Fórmula BMW, que revela pilotos para a Fórmula 1, e o WTCC. O golfe tem os torneios europeus, além do Golf International Cup, o maior campeonato amador do mundo. Por último temos o BMW Oracle Sailing Team, que disputa a competição de vela America’s Cup, onde a marca participa com um barco tecnicamente avançado.
ME: Qual o motivo do investimento nesses três esportes?
AC:Como eu disse são três pilares que têm um significado. O golfe entra na faceta da marca que é a da parte cultural da marca. A empresa tem o fascínio que é a Fórmula 1. E por último vem a vela, que significa o desafio. Esses três investimentos são para construir a imagem do prazer, que é o objetivo da BMW.
ME: Há o objetivo de atingir um público de menor poder aquisitivo?
AC: Sim, pensamos nisso. Estamos criando o projeto BMW Select onde fazemos o cliente, de uma faixa anterior, ter seu primeiro carro da empresa. O carro de entrada é o Série 1 e nós diminuímos o preço para os clientes migrarem de uma faixa menor para uma maior.
ME: Nos eventos a empresa também se preocupa em realizar ações com as crianças. Qual o objetivo desse investimento?
AC: A BMW desperta um fascínio desde pequeno e através dos anos isso vai aumentando e aproximando o cliente na compra. É uma estratégia nossa criar esse encantamento nas crianças, por isso disponibilizamos carros em miniatura para elas brincarem durante os eventos.
ME: Qual é o retorno que há com os investimentos no esporte?
AC> A estratégia no esporte da BMW ajuda na construção da marca. O golfe significa a entrada da cultura da marca, a Fórmula 1 é o fascínio e a vela, o desafio. Essas três modalidades juntas formam o prazer, que é a principal palavra da empresa.
ME: Como a BMW trabalha os investimentos da Fórmula 1 no Brasil?
AC:Nós possuímos a equipe, a BMW Sauber F1 Team e na etapa brasileira trazemos os clientes para um paddock exclusivo nosso.
ME: Como vai funcionar o BMW Road Show?
AC: O Road Show roda o Brasil em 11 etapas. Nós fechamos Interlagos durante três dias e nossos clientes poderão fazer o teste drive num circuito onde o Senna já ganhou corrida.
ME: Esses programas como o Road Show geram um grande investimento da BMW. Qual o retorno desses eventos para a empresa?
AC: O retorno da empresa com esse projeto gera vendas, mas é um programa de relacionamento. Reunimos os clientes nessa praça, que é São Paulo, e criamos uma oportunidade que o cliente nunca vai esquecer. Criamos o encantamento e marcamos o cliente. Esse tipo de investimento entra na história do não tem preço devido ao fascínio.