Na última semana, a Fifa anunciou a confirmação do patrocínio da Visa pelos próximos oito anos. Por um valor de US$ 170 milhões, a bandeira de cartões de créditos será a patrocinadora de todas as competições da entidade até o término do ano de 2014, quando a Copa do Mundo provavelmente será realizada no Brasil.
O acordo fará com que a empresa intensifique, ainda mais, sua participação no esporte. A projeção é feita por Andréa Cordeiro, vice-presidente de marketing da Visa no Brasil. Segundo a executiva, o patrocínio à Fifa levará a empresa a ampliar a plataforma de comunicação usando o futebol, antes dominado pela rival MasterCard.
“Vamos continuar apoiando o esporte, continuar tendo execuções com filmes ligados ao esporte. A nossa campanha tinha um filme só de futebol”, afirmou Andréa em entrevista exclusiva à Máquina do Esporte.
No Brasil, além da expectativa pela realização da Copa no Brasil, a Visa acredita num outro filão de mercado no esporte: a venda de ingressos para jogos de futebol. Segundo Andréa o “teste” feito com o Figueirense no Orlando Scarpelli, com a venda de ingressos e entrada no estádio usando o cartão de crédito, foi absolutamente satisfatório. Agora, a empresa negocia com outros clubes a implementação desse projeto em mais estádios brasileiros.
Segundo a executiva, o esporte contribui essencialmente para que a empresa tenha uma maior divulgação com o público consumidor e, também, reforce a sua imagem com bancos e emissores de cartões de créditos.
Leia a seguir a íntegra da entrevista com Andréa Cordeiro:
Máquina do Esporte: Qual a importância do patrocínio à Fifa para a empresa? É apenas a exposição que ele oferece ou é, também, a possibilidade de realizar ações promocionais relacionadas às competições Fifa e, ainda, ter o status de bandeira de crédito oficial da entidade?
Andréa Cordeiro: É mais uma propriedade, mais um patrocínio ligado a um esporte que é uma paixão mundial, ainda mais na nossa região e no Brasil. A Visa já tem essa estratégia de se associar aos principais eventos do mundo. Dá uma importância de ativação da marca com a Copa do Mundo e todos os outros campeonatos organizados pela Fifa, porque não é só a Copa. A Visa é uma das seis parceiras Fifa, então podemos fazer todas as ações, desde o Mundial Feminino, Mundial para Cegos, Sub-20, entre vários eventos. Do ponto de vista da ativação, como temos exclusividade na categoria, podemos realizar promoções de várias naturezas. Então esse patrocínio à Fifa é um complemento para a nossa estratégia.
ME: O que muda na estratégia de comunicação da Visa com o patrocínio à Fifa?
AC: Não diria mudança. Nós apoiamos nesse pilar do futebol de uma forma importante. Com a nossa comunicação institucional fazemos ações bem fortes. A questão é ampliar um pouco mais essa estratégia, mas não diria que irá mudar. Vamos continuar apoiando o esporte, continuar tendo execuções com filmes ligados ao esporte. A nossa campanha tinha um filme só de futebol, vamos continuar trabalhando o site Visa Futebol Clube e a promoção com as camisetas, em que o torcedor pode customizar um modelo com as cores do seu clube. Então não vamos mudar, vamos ampliar de alguma forma para abranger os novos campeonatos e atividades.
ME: Qual a expectativa de crescimento com este novo patrocínio?
AC: A Visa não fala sobre expectativas. A Visa fala sobre os trabalhos que estão sendo desenvolvidos no momento.
ME: Quais ações serão feitas para o mercado brasileiro por conta do patrocínio à Fifa? Qual agência (de marketing ou publicidade) ficará responsável por isso?
AC: O acordo acabou de ser assinado. A primeira ação que vai acontecer de tudo isso será no Mundial Sub-20, que acontece no Canadá, mas não tenho nenhum nível de detalhamento. Mas com a assinatura do contrato, tenho certeza que todas as regiões vão fazer seu planejamento e ações que englobam a parceria.
ME: Como a senhora enxerga a possibilidade de a Copa do Mundo de 2014 ser realizada no Brasil? É uma grande chance para um crescimento ainda maior da Visa no país?
AC: Até como brasileira, a gente vê com bons olhos a realização da Copa do Mundo aqui no Brasil. A Visa tem uma presença no Brasil muito importante, com mais de um milhão de estabelecimentos, a marca é top of mind há oito anos. Então essa associação com uma Copa aqui no Brasil seria bastante importante, tanto em relação à marca quanto para os negócios, pois a Visa é o cartão exclusivo para compra de alimentos, ingressos e qualquer produto nos estádios que estejam acontecendo a Copa do Mundo. Seria uma boa oportunidade para trabalhar com os bancos que trabalham com o cartão, realizar promoções com os portadores do cartão e até com os estabelecimentos.
ME: Há interesse em investir em um patrocínio nos moldes do da Fifa no Campeonato Brasileiro ou algum torneio semelhante no país?
AC: Não temos nada encaminhado nessa área. As propriedades que temos são Copa do Brasil, Sul-Americana e Libertadores, mas nada com o Campeonato Brasileiro. O que temos é o projeto de aceitação do Visa para a entrada nos estádios de futebol. Começou com um piloto no estádio Orlando Scarpelli e foi bem avaliado. No fundo é uma tecnologia que permite dar acesso às pessoas que compram ingressos pela internet e usar o próprio cartão, com fila exclusiva, assento marcado e toda conveniência.
ME: Existe a intenção de expandir esse projeto para outras localidades e estádios?
AC: Temos conversado com alguns clubes que viram projeto e têm nos procurado. Os clubes estão interessados em melhorar a experiência para o torcedor. A gente sabe que a questão de ingressos e entrada nos estádios é muito conturbada. É tudo muito complicado. Então temos em vista uma série de clubes querendo melhorar e trabalhar essa questão para que isso se torne um programa familiar.
ME: A senhora poderia especificar como estão essas negociações e quais clubes já mostraram interesse pelo projeto?
AC: Temos interesse de todas as partes do Brasil. Não posso dizer ainda quais são, mas temos meia dúzia de clubes de partes diferentes do país.
ME: Copa do Mundo de futebol, Jogos Olímpicos e Copa do Mundo de rúgbi são os três maiores eventos esportivos do mundo. Todos são patrocinados pela Visa. Existe alguma outra competição esportiva que faça parte dos planos da Visa?
AC: A Libertadores é importantíssima na América e é patrocinada por nós. Temos uma parceria com a Disney, não no esporte, mas que nos proporciona várias vantagens, pois somos o cartão preferencial em todos os parques da Disney de todo o mundo. Essa é uma aliança importante mundialmente. No Brasil, temos aliança com o Cinemark, que é importante no segmento que trabalhamos, que é a aceitação do débito. Queremos transformar o hábito de uso do consumidor e que ele passe a usar mais o débito.
ME: A empresa já planeja as ações para as Olimpíadas do próximo ano?
AC: Estamos na fase de desenvolver o budget do próximo ano e, então, começaremos o planejamento das Olimpíadas.
ME: A uma semana do início do Pan, como será a participação da Visa no evento e quais os resultados esperados?
AC: O retorno de marca nós conseguiremos avaliar depois do Pan, quando trabalharmos com pesquisa e iremos medir depois. Eu estive no Rio de Janeiro recentemente e a finalização está interessante. A nossa campanha de mídia exterior usa imagens de motes olímpicos, está bonita e chama a atenção. Temos a questão da exclusividade na compra de ingressos e materiais de merchandising do Pan com os cartões Visa e isso já está refletindo no funcionamento e reforçando ainda mais a questão da nossa estratégia.