Principal evento esportivo no Brasil em 2007, os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro têm ocupado boa parte do orçamento de grandes empresas interessadas em investir em marketing esportivo. A multinacional coreana Samsung, que é uma das 11 parcerias oficiais do Pan, usará a competição como uma das suas principais metas de marketing para o primeiro semestre do ano.
“O foco da Samsung no primeiro semestre é o Pan, mas como o mercado é muito competitivo, nós temos que segurar um pouco a nossa estratégia para o resto do ano. A empresa está muito forte no esporte”, afirma José Roberto Campos, vice-presidente executivo da Samsung.
Para conseguir marcar sua presença no Pan, a empresa pretende realizar diversas ações relacionadas à competição. A primeira delas começou na última terça-feira, quando foi anunciada a contratação de atletas como o ex-levantador de vôlei Mauricio, a jogadora de basquete Janeth, o ala do futsal Falcão, entre outros. Todos eles serão usados dentro das estratégias de venda da empresa.
Apesar de concentrar esforços até julho com a competição carioca, tão logo o Pan termine, a Samsung voltará as atenções para um de seus maiores produtos no marketing esportivo: o Corinthians. Afinal, os dois anos de contrato de patrocínio ao clube paulista se encerram no meio do ano, quando ocorrerá a negociação de uma possível renovação.
Mesmo com a afirmação de que a empresa está satisfeita com os resultados da parceria, a discussão deverá ganhar novos contornos, uma vez que a situação corintiana é muito diferente agora daquela vivida em 2005, quando o clube acabou se sagrando campeão brasileiro.
“Eu acho que temos que sentar e conversar. Temos todo o interesse de manter, mas temos que analisar os prós e contras, o que está incluído e não está”, diz Campos.
Nesta entrevista exclusiva à Máquina do Esporte, o executivo da Samsung dá mais detalhes sobre os trabalhos voltados ao Pan, explica o porquê dos investimentos em modalidades como golfe e fórmula Truck, além de mostrar os motivos pelos quais a parceria com o Corinthians é positiva para a empresa.
Leia a seguir a entrevista na íntegra:
Máquina do Esporte: A Samsung fará seu principal investimento esportivo neste ano nos Jogos Pan-Americanos?
José Roberto Campos: O foco da Samsung no primeiro semestre é o Pan, mas como o mercado é muito competitivo, nós temos que segurar um pouco a nossa estratégia para o resto do ano. A empresa está muito forte no esporte. Nós patrocinamos o Corinthians, o PGA no Brasil de golfe, a Maratona de São Paulo 10K, a Stock Car, a Fórmula Truck, entre outros. São oportunidades que estamos tentando cobrir. No momento estamos fazendo todos os preparativos para este primeiro semestre relacionados ao Pan-Americano. Temos os atletas, a parceria, e muitas atividades que vão suportar isso.
ME: A Samsung é uma das parcerias oficiais do Pan. Quais serão as ações que a empresa fará para se destacar com o evento?
JRC: Algumas coisas são gerais. Teremos campanhas de consumidores, revendedores, usando toda essa máquina do Pan-Americano, que eu acho que vai ser o grande assunto desse primeiro semestre e a gente está junto. A gente é a única empresa desse segmento que vai estar lá, com exclusividade. Dessa forma, a idéia é mostrar que a empresa está muito relacionada com o esporte, por meio de áudio e vídeo, linha branca, celulares, informática… Nós achamos que o esporte traduz uma série de coisas positivas, como competição, união de povos, e queremos nos associar a esses valores.
ME: Como os atletas que a empresa patrocinará serão explorados dentro desse conceito?
JRC: Eles participarão de varias ações. Eles na verdade vão suportar essas ações. O Mauricio é o capitão desse time… É uma coisa mais abrangente e eu não quero que meus concorrentes saibam ainda.
ME: Com ações que vão desde o golfe até a Fórmula Truck, a Samsung não pode estar perdendo o foco dos investimentos?
JRC: Com a Truck, suportamos muito os nossos parceiros, como acontece na Stock Car. Acho bacana estarmos envolvidos nesses esportes, pois são competições e ainda envolvem todo o território nacional. A empresa hoje tem produtos para a classe A e B, além de produtos para a classe C. Portanto, eu tenho o golfe e tenho o Corinthians, por exemplo. Ou seja, acho que esse tipo de investimento da própria marca é um grande exemplo para o país.
ME: O golfe, por exemplo, não poderia ser um desperdício, já que a modalidade não é tão difundida no Brasil?
JRC: A empresa atua nas classes A, B, C e D. Eu tenho clientes dessas faixas. Temos mais de 160 clientes jogando com profissionais…
ME: Mas então a Samsung não busca um retorno de exposição com esses patrocínios?
JRC: É para o cliente. Nós fazemos essas ações pelos clientes. Se ele gosta de futebol, nós temos o futebol. Quem gosta do futsal, temos o Falcão agora. Então a gente está tentando cobrir uma grande gama, de acordo com a nossa estratégia de vendas.
ME: Em relação ao Corinthians, com o sr. avalia esses quase dois anos de parceria?
JRC: Acredito que foi positiva a parceria Samsung e Corinthians. Apesar dos problemas que a gente ouve na imprensa, o nome da Samsung não aparece envolvido. Nós estamos bastante sérios nessa questão, tendo o retorno direito e não tivemos problema nenhum. Com isso, tudo indica que possamos continuar a parceria..
ME: O mau momento do time dentro de campo prejudicou a imagem da Samsung?
JRC: Você acha que prejudicou? Eu acho que não. A gente está com uma marca muito forte suportando o time. Às vezes você é mais reconhecido quando você suporta o time durante uma certa crise.
ME: E os problemas envolvendo o técnico Emerson Leão, como discussões com jornalistas e árbitros…
JRC: Estamos suportando o time. O nosso patrocínio com o Corinthians está acima de tudo isso. Patrocinamos o esporte, então isso está totalmente fora.
ME: Então a Samsung irá renovar o contrato com o Corinthians que vence em julho?
JRC: Eu acho que temos que sentar e conversar. Temos todo o interesse de manter, mas temos que analisar os prós e contras, o que está incluído e não está. Mas nós estamos com muita boa vontade para resolvermos isso.