A Euro 2024, que começou nesta sexta-feira (14) com a goleada da Alemanha sobre a Escócia por 5 a 1, possui seis fornecedores de materiais esportivos entre as 24 seleções participantes. Entre elas, destacam-se Nike e Adidas, que, juntas, patrocinam mais de 60% das equipes.
A Nike é patrocinadora de Croácia, Inglaterra, Eslovênia, França, Holanda, Polônia, Eslováquia, Portugal e Turquia. Com isso, lidera o ranking das fornecedoras, sendo responsável pelos uniformes de 37,5% das seleções que estarão em campo na Euro 2024.
A empresa norte-americana manteve sua representação em relação à última edição da competição organizada pela União das Associações Europeias de Futebol (Uefa). Na Euro 2020, a Nike também foi fornecedora de nove seleções.
A Adidas, por sua vez, teve uma queda na quantidade de equipes. Na última edição, a marca alemã patrocinou oito seleções, número que caiu para seis na Euro 2024, ou seja, 25% do total, com Alemanha, Bélgica, Escócia, Espanha, Hungria e Itália. Vale lembrar que a empresa é a fornecedora oficial da competição.
A Puma é a terceira marca com mais representantes na competição, sendo patrocinadora de Áustria, Sérvia, Suíça e República Tcheca, o que representa 16,7% da competição.
Macron, com Albânia e Geórgia, e Joma, com Romênia e Ucrânia, ficam igualadas na quarta posição, representando, cada uma, 8,3% do total. Por fim, a Hummel fecha a lista com o patrocínio à Dinamarca.
Títulos
Entre as seleções que possuem títulos da Euro e disputarão a competição neste ano, Nike e Adidas empatam na liderança. Ambas patrocinam 37,5% das seleções que já foram campeãs da competição. Puma e Hummel fecham a lista, ambas com 12,5%.