Esporte de participação cresce e já tem público de 65 milhões de atletas no Brasil

Daniel Krutman (Ticket Sports), Carlos Galvão (Unlimited Sports) e Arthur Trauczynski (Global Vita Sports) durante o Fórum Máquina do Esporte 2024 - Tiago Lasak / Fotop

Os esportes de participação já contam com um público de 65 milhões de atletas amadores correndo, nadando ou pedalando no Brasil. Em debate no Fórum Máquina do Esporte 2024, Daniel Krutman, CEO do Ticket Sports, diferenciou esse tipo de fã de esporte da relação entre fã e protagonista que acontece nas modalidades em que os torcedores assistem à performance de seus ídolos.

“Os eventos são o despertar tribal dessa comunidade, em que esse público encontra seus semelhantes, alguém que se propõe a uma coisa maluca como ele, como correr uma maratona, participar de um Iron [Ironman] e se transportar a um estilo de vida saudável de tribo”, afirmou Krutman.

Segundo ele, o Brasil possui, hoje, 14 milhões de corredores, 11 milhões de nadadores e 40 milhões de ciclistas.

LEIA MAIS SOBRE O FÓRUM MÁQUINA DO ESPORTE 2024:

COB lançará álbum de figurinhas e plataforma de metaverso para Paris 2024
Arnon de Mello: “NBA é mais uma empresa de entretenimento do que uma liga”
GP São Paulo de Fórmula 1 rejuvenesce base de fãs e atrai mais mulheres
Genial Investimentos: “Atributos do esporte ajudam na construção de marca e geram negócios”
Diego Ribas: “Fãs são agentes ativos na construção da relação com atletas”
Socios.com: “Oferta de benefícios é o caminho para a popularização da blockchain no futebol”
Ícones do esporte inspiram outras mulheres para o crescimento do mercado feminino
Sportv programa 4 canais e 40 sinais no Globoplay para cobertura de Paris 2024

SAIBA TUDO QUE ROLOU NO FÓRUM MÁQUINA DO ESPORTE 2024 NO NOSSO INSTAGRAM

Engajamento

Trata-se de um mercado grande, que cresce e com público engajado. Segundo uma pesquisa do Ticket Sports, 97,2% desses atletas acreditam que o esporte tenha papel fundamental para sua felicidade. Já 79,1% dizem que a participação em eventos são os momentos mais felizes da vida.

Ou seja, é um mercado que, de fato, tende a crescer. Segundo Carlos Galvão, CEO da Unlimited Sports, promotora do circuito Ironman no Brasil, eventos de triatlo trazem um grande impacto financeiro para a cidade que os organiza.

“Somente com o Ironman e o Ironman 70.3, dois eventos que realizamos em Florianópolis (SC), movimentamos na cidade R$ 65 milhões. É o segundo evento mais importante hoje da cidade, perdendo apenas para o Réveillon”, contou Galvão.

Relacionamento

A relação desse público com o esporte faz com que a jornada desses atletas amadores gere um engajamento forte com os eventos de que participam e com as marcas envolvidas na organização.

“Criamos uma relação muito fiel, longa e duradoura porque é muito efetiva em gerar negócio para as partes envolvidas”, ressaltou Arthur Trauczynski, fundador e CEO da Global Vita Sports, organizadora da Maratona de Curitiba, entre outros eventos.

“Nosso papel é mostrar o retorno que esses eventos geram para as marcas”, acrescentou o executivo.

O Fórum Máquina do Esporte 2024 tem patrocínio de Genial Investimentos, sportv, Socios.com e Chiliz (Cota Ouro); Ticket Sports (Cota Prata); The Players’ Tribune e BR Media (Cota Bronze).

Sair da versão mobile