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Futebol feminino se torna pilar para canais esportivos por engajamento entre jovens e mulheres

Possibilidade de contato com valores ligados a igualdade também potencializam importância da modalidade como ativo comercial

Angélica Souza media debate com “Fórum Futebol Feminino – 2027: O jogo é em casa” - Diogo Anhasco / Fotop

O futebol feminino possui um grande potencial de engajamento entre mulheres e novas gerações. Essa característica faz do esporte um pilar estratégico para canais esportivos, que o enxergam como possibilidade de contato com novos públicos e valores.

A análise foi feita por Jader Lago, gerente sênior de transmissões ao vivo da ESPN, no debate “Por que Transmitimos?”, durante o “Fórum Futebol Feminino – 2027: O jogo é em casa”, no Teatro ESPM, em São Paulo.

“Hoje vemos que todos apontam que jovens só trabalham com vídeos mais curtos, dificilmente assistem um jogo de futebol inteiro, mas no futebol feminino você tem maior interesse dos jovens, principalmente dos 16 a 24 anos”, disse o executivo.

Neste cenário, o futebol feminino se torna um produto estratégico para canais esportivos que buscam se aproximar desses públicos e, principalmente, de valores promovidos pela modalidade.

“Percebemos percebemos esse consumidor enxergando o futebol feminino, como plataforma de igualdade de gênero, de posicionamento da mulher no esporte. O futebol feminino nasce como esse grande expoente”, avaliou Marcelo Fernandes, gerente sênior de produto da Globo.

“Isso é muito importante para as marcas, isso é muito importante para nós [na Globo], na maneira como a gente aborda, explora e traz o evento para os consumidores”, seguiu.

Essas características, apoiadas pelo crescimento constante dos números de audiência, fazem do futebol feminino um ativo comercial de grande valor. 

“Hoje o mercado exige diversidade, estamos em um momento em que as coisas estão andando. Então, o comercial não pode ir para o mercado sem uma opção nessa área também”, exaltou Andressa Borzilo, coordenadora da N Sports

“Temos um público rejuvenescido e feminino. Trata-se de um novo caminho que se abriu e, se você quer vender, tem que acessá-lo. Entender que é um negócio é o primeiro passo e tenho certeza que os comerciais estão fazendo isso”, seguiu.

Ainda assim, ainda são necessários avanços de organização, para permitir maior previsibilidade dos pontos de ativação. Maiores delimitações de calendário, horário e transmissão, por exemplo, seguem necessárias para maior aproveitamento do potencial comercial.

“Tendo isso muito delimitado, é muito mais fácil para o comercial vender, é muito mais fácil pra eu assistir, é muito mais fácil para todo mundo acessar”, concluiu a executiva.

O “Fórum Futebol Feminino – 2027: O jogo é em casa”, que está sendo realizado nesta segunda-feira (17), conta com os patrocínios de Nike e Amazon, além dos apoios de Genial Investimentos, Administração ESPM e Fotop.