Pular para o conteúdo

Globo e N Sports falam sobre papel da mídia dentro do futebol feminino

Evento será realizado na próxima segunda-feira (17), a partir das 8h30, na sede da ESPM, em São Paulo (SP)

Paulistão Feminino 2025 será exibido em sete veículos de mídia diferentes - Rebeca Reis / Agência Paulistão

O “Fórum Futebol Feminino – 2027: O jogo é em casa”, realizado pela Máquina do Esporte e pelas Dibradoras, está chegando. Na próxima segunda-feira (17), o evento contará com o debate “Por que transmitimos?”, em que serão discutidas as maneiras como a mídia tem investido no futebol feminino.

Nos últimos meses, cada vez mais a modalidade tem ganhado espaço nas TVs, aberta e fechada, e no streaming. Mas qual é o público para o qual os veículos olham quando decidem exibir um jogo ou um campeonato? Como se relacionar com ele? E qual a percepção do produto do futebol feminino?

INSCREVA-SE NO FÓRUM FUTEBOL FEMININO – 2027: O JOGO É EM CASA

O painel já tem as presenças confirmadas de Marcelo Fernandes (gerente sênior de produto da Globo) e Andressa Borzilo (coordenadora da NWB/N Sports). A mediação ficará a cargo de Erich Beting, fundador e CEO da Máquina do Esporte.

Marcelo Fernandes começou a carreira na Oi em 2003. Cerca de cinco anos depois, entrou no Grupo Globo, primeiro como analista de negócios do Sportv. Desde então, passou por diversos cargos dentro do conglomerado de mídia, envolvendo inclusive Premiere e Canal Combate, até que assumiu a atual função de gerente sênior de produto em 2022.

Em 2026, a Globo, pela primeira vez, dedicará uma faixa horária em sua grade da TV aberta para transmitir eventos do futebol feminino. O crescimento da modalidade nas diferentes mídias do grupo será abordado pelo executivo.

Andressa Borzilo atualmente é responsável por olhar o futebol feminino dentro da N Sports, que tem, além do canal linear, a gestão dos canais digitais do grupo NWB, dono do Desimpedidos. A empresa tem um histórico de envolvimento com a modalidade, tendo exibido cada vez mais jogos ao vivo.

Andressa tem passagens por TV Record Paulista, TV TEM Itapetininga e Sorocaba. Além disso, foi coordenadora de marketing esportivo da Adimax (Magnus), sendo responsável pelas ativações com o Magnus Futsal, Taboão Magnus e outros projetos esportivos do grupo. Ela ainda foi coordenadora de comunicação e marketing da Liga Feminina de Futsal (LFF), sendo responsável pelas transmissões da competição.

Desde 2024, passou a integrar a equipe responsável pela transmissão do Paulistão Feminino nos canais Camisa 21 e Centauro Esporte. Por fim, atualmente, é coordenadora da NWB/N Sports, liderando a estratégia para conteúdos femininos nos dois canais.

Tudo sobre o Fórum

Com os patrocínios de Nike e Amazon, além dos apoios de Genial Investimentos, Administração ESPM e Fotop, o “Fórum Futebol Feminino – 2027: O jogo é em casa” será realizado no Teatro ESPM, na sede da ESPM, em São Paulo (SP), a partir das 8h30 (horário de Brasília).

Confira abaixo a programação completa:

  • 8h30: Recepção
  • 8h45: Abertura – Apresentação do Fórum e de dados da pesquisa Dibradoras + Máquina
  • 9h15: Debate: “Um mar de oportunidades”
    O caminho percorrido pelo futebol feminino até chegar onde estamos hoje e o futuro que temos pela frente.
  • 10h15: Debate: “Por que transmitimos?”
    O futebol feminino tem ocupado cada vez mais espaço na mídia. Por que elas investem na transmissão? Qual é o público?
  • 11h15: Palestra: “Por que investimos?”
    O futebol feminino na estratégia de comunicação das marcas.
  • 11h50: Debate: “O jogo é em casa. E agora?”
    O que a Copa do Mundo de 2027 traz de oportunidades para o mercado? Como aproveitá-las?
  • 12h45: Encerramento