Pular para o conteúdo

Por 100ª edição, São Silvestre aumenta 33% de participantes e atinge recorde da prova

Mais tradicional corrida de rua do Brasil, que terá 50 mil participantes em 2025, busca aproximação com Réveillon na Paulista

Marcos Yano, Maria Zeferina Baldaia, Erick Castelhero e Poliana Okimoto durante o TS Summit - Regi Andrade/Máquina do Esporte

Marcos Yano, Maria Zeferina Baldaia, Erick Castelhero e Poliana Okimoto durante o TS Summit - Regi Andrade/Máquina do Esporte

A São Silvestre, mais tradicional corrida de rua do Brasil, que chega a sua 100ª edição, terá aumento de 33,3% do número de participantes em 2025. Com o aumento, irá atingir o recorde da história da prova, com 50 mil participantes.

Detalhes da prova foram contados por Erick Castelhero, diretor-executivo da São Silvestre, e Marcos Yano, CEO da Vega Sports, parceira na organização da prova, durante o TS Summit, evento organizado pela Ticket Sports, em São Paulo.

“A primeira prova teve a participação de 45 corredores. No ano passado, tivemos 37.500. Junto com a Vega conseguimos fazer crescer esse número”, afirma Castelhero.

A palestra, medida pela ex-nadadora Poliana Okimoto, teve também a participação de Maria Zeferina Baldaia, campeã da São Silvestre em 2001.

A ex-corredora conta que se encantou com a São Silvestre ao assistir uma vitória da portuguesa Rosa Mota na prova. Desde então, teve o sonho de correr e vencer a prova.

“Falei para a minha mãe: ‘Um dia eu quero correr a São Silvestre e conhecer a Rosa Mota.’ Difícil pode ser. Mas impossível não é. Realizei meu sonho de conhecer atletas do mundo inteiro e vendo meus ídolos, brasileiros e estrangeiros podendo representar minha cidade”, contou Baldaia.

Planejamento

Yano contou que a prova demanda reuniões de planejamento com o poder público, com conversas periódicas com diversas secretarias municipais, como Esporte, Verde e Meio Ambiente e Assistência e Desenvolvimento Social.

“Neste semestre estamos falando bastante com a Secretaria de Cultura, tentando aproximar essas duas grandes festas do dia 31, a São Silvestre e o Réveillon na Paulista”, conta Yano.