Entre os pilotos da Fórmula 1, o atual bicampeão pela Red Bull Racing, Max Verstappen, tem o segundo pior crescimento percentual no Instagram em 2023, segundo um levantamento do portal Apostagolos.
De acordo com a pesquisa, desde o início da temporada, o holandês ganhou pouco mais de 510 mil seguidores, o que equivale a um crescimento de cerca de 5,3%. Somente o finlandês Valtteri Bottas, da Alfa Romeo, cresceu menos no Instagram, com uma taxa positiva de aproximadamente 3,1%.
Em números absolutos, Verstappen foi apenas o sétimo piloto com o maior número de novos seguidores no Instagram até a metade da temporada, que entrou em recesso após o GP da Bélgica, realizado neste domingo (30).
Lewis Hamilton, heptacampeão da categoria, ficou com o primeiro lugar, com cerca de 2,4 milhões de novos seguidores, o que representa um aumento de cerca de 7,5% em seus seguidores.
Os números mostram que os resultados positivos nas pistas não atraem necessariamente novos fãs. Verstappen venceu 10 das 12 provas disputadas na temporada e possui 82 postagens no Instagram em 2023. Em contraste, Hamilton subiu ao pódio quatro vezes, não obteve nenhuma vitória, e fez um número menor de publicações, com 62 no total.
Pódio digital
Apesar do desempenho discreto, os pilotos da Ferrari completam o pódio do crescimento no Instagram. Charles Leclerc ganhou aproximadamente 1,5 milhão de seguidores, enquanto Carlos Sainz acumulou cerca de 1 milhão. À frente de Max Verstappen ainda aparecem Fernando Alonso, da Aston Martin, com mais de 670 mil novos seguidores, Lando Norris, da McLaren, com mais de 533 mil, e Sergio Pérez, companheiro de equipe de Versttapen na Red Bull Racing, com 528 mil novos seguidores.
Os pilotos novatos foram os que mais ganharam seguidores em termos percentuais. O norte-americano Logan Sargeant, da Williams, e o australiano Oscar Piastri, da McLaren, tiveram o maior salto, com um crescimento percentual de cerca de 56,3% e 47,2%, respectivamente.