A Fórmula 1 anunciou, nesta quinta-feira (3), a renovação e a expansão da parceria com a AWS, o que fará com que a plataforma de nuvem se torne parceira global da categoria. A F1 afirmou que trabalhará em conjunto com a AWS para construir a experiência dos fãs do automobilismo do futuro.
O acordo com a empresa começou em 2018, quando teve início o uso do “machine learning” da AWS para o lançamento de 20 informações da F1 orientadas por dados durante as transmissões ao vivo pela TV. Por meio dessa parceria, os torcedores passaram a ter acesso a informações sobre a estratégia de corrida, o desempenho dos carros e insights das equipes.
O poder e a escala da computação de alto desempenho (HPC) da AWS permitiram simulações aerodinâmicas complexas de dinâmica de fluidos computacional (CFD, computational fluid dynamics, no original em inglês) de dois carros, que contribuíram para o design do modelo de 2022 e ainda mais para a disputa “roda a roda”.
“Desde 2018, a AWS e a Fórmula 1 trabalham lado a lado para fornecer insights e análises a todos os fãs do esporte. Juntos, entregamos com sucesso a velocidade, a escalabilidade e a confiabilidade que a Fórmula 1 exige para levar a análise e os insights de especialistas a todos os nossos públicos”
Brandon Snow, diretor comercial administrativo da Fórmula 1
“Estamos ansiosos para ver o próximo capítulo dessa parceria, que é fundamental para a experiência dos fãs e a estratégia de crescimento nos próximos anos”, acrescentou o executivo.
Sustentabilidade e entretenimento
A sustentabilidade vem sendo um foco importante da Fórmula 1, que trabalha para tornar a categoria carbono zero até 2030. A parceria com a AWS continuará a explorar oportunidades de soluções sustentáveis no esporte, aproveitando o trabalho desenvolvido anteriormente para reduzir o frete e as viagens de pessoal com o uso de recursos que permitam a produção remota.
O talento na área de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, na sigla em inglês) é fundamental para a F1 e a AWS, e terá maior foco por meio dos programas AWS Deep Racer e AWS Gameday, executados em colaboração com a Fórmula 1.
Tais programas oferecem acesso direto a entretenimento, competição e educação relacionados à tecnologia por meio de plataformas temáticas da F1, possibilitando aos fãs oportunidade de aprenderem e desenvolverem habilidades de “machine learning” e inteligência artificial.
“Aproveitando o poder da nuvem, a F1 está se envolvendo com sua base global e crescente de fãs de maneiras únicas. Sua visão e execução voltadas à transformação digital são impressionantes, e estamos animados que a categoria tenha escolhido a AWS”, afirmou Matt Garman, vice-presidente sênior de vendas, marketing e serviços globais da AWS.