Pular para o conteúdo

Fórmula 1 divulga calendário de 2026 com duas provas na Espanha e Ímola fora

Categoria confirmou que Madri e Barcelona receberão corridas e alterou a ordem de alguns GPs para melhorar a eficiência logística

GP de Barcelona seguirá no calendário da Fórmula 1 em 2026 - Divulgação

A Fórmula 1 divulgou o calendário da temporada de 2026. A categoria terá duas provas na Espanha e excluiu Ímola da programação, com mudanças pensadas para “melhorar a logística e a sustentabilidade da categoria”.

A temporada seguirá com 24 etapas. A primeira será o Grande Prêmio da Austrália, entre 6 e 8 de março, enquanto a última, mais uma vez, será o Grande Prêmio de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, de 4 a 6 de dezembro. 

A entrada de Madri no calendário da Fórmula 1 já havia sido confirmada no início deste ano. Não se sabia, porém, o que aconteceria com o GP de Barcelona. Com o anúncio do calendário, a prova foi mantida.

A aproximação da categoria com o país aproveita a presença dos espanhóis Fernando Alonso, bicampeão em 2005 e 2006 e que atualmente corre pela Aston Martin, e Carlos Sainz, piloto da Williams que é embaixador do autódromo que está sendo construído em Madri para receber a F1.

A entrada de Madri, porém, resultou na exclusão do GP de Ímola da Fórmula 1, pelo menos temporariamente. Nos últimos anos, a prova vinha sendo chamada de GP da Emilia-Romagna.

Mudanças

Em 2026, o Ramadã, mês sagrado para os muçulmanos, ocorrerá entre fevereiro e março. Com isso, os Grandes Prêmios do Bahrein e da Arábia Saudita serão realizados novamente em abril.

O calendário alterou a ordem de alguns GPs para facilitar a logística das equipes e melhorar o fluxo geográfico da categoria. O GP do Canadá, por exemplo, será realizado logo depois do GP de Miami. Com isso, a F1 não precisará viajar para a Europa e retornar à América do Norte, como fez nesta temporada.

A mudança criará uma sequência de provas na Europa, que começará em Mônaco, entre os dias 5 e 7 de junho, e terminará com a estreia de Madri, entre 11 e 13 de setembro.