GP de Miami torna-se maior audiência já registrada pela Fórmula 1 nos Estados Unidos

Lando Norris cruza a linha de chegada do GP de Miami, que teve arquibancadas lotadas durante todo o fim de semana - Reprodução / formula1.com

O Grande Prêmio de Miami 2024, disputado no último domingo (5), entrou para a história por ser palco da primeira vitória da carreira do britânico Lando Norris, da McLaren, na Fórmula 1. No entanto, a prova também se tornou histórica por outro fator, mas, dessa vez, do lado de fora da pista montada ao redor do Hard Rock Stadium.

Com média de 3,1 milhões de espectadores, o GP de Miami se tornou a maior audiência televisiva dos EUA já registrada para uma corrida de Fórmula 1 ao vivo em toda a história. Transmitida pela ABC, a prova superou o recorde anterior, que era da edição inaugural do próprio GP de Miami, disputada em 2022. À ocasião, a média foi de 2,6 milhões de pessoas.

Com relação à corrida do ano passado, que atraiu 1,96 milhão de espectadores, o aumento na audiência foi de 58%.

LEIA MAIS: Miami mostra F1 faturando em dólares, muitos dólares

De acordo com a imprensa norte-americana, o fato de Max Verstappen, da Red Bull, ter caído para segundo e não ter conseguido incomodar Lando Norris pode ter ajudado no aumento da audiência. Isso porque, até aqui, o ano tem sido de muita tranquilidade para o holandês, como, aliás, foram as temporadas de 2022 e 2023, em que ele conquistou o bi e o tricampeonato mundial.

Outro motivo teria sido o atraso provocado pela chuva para o início da etapa da Nascar no Kansas. O público norte-americano gosta bastante da categoria e pode ser que muita gente que estava de olho na F1 tivesse mudado de canal, caso as provas coincidissem. O atraso, no entanto, teria feito com que os fãs ficassem mais tempo acompanhando a Fórmula 1.

Independentemente do motivo, no entanto, é fato que a categoria mais importante do automobilismo mundial tem ganhado bastante terreno nos EUA. Isso mostra que o objetivo da Liberty Media, que gere a F1, vem sendo alcançado. Entre outras questões, o fato do país receber três provas do calendário (Miami, Austin e Las Vegas) e o sucesso da série Drive to Survive, exibida na Netflix, têm contribuído para atrair cada vez mais o público norte-americano.

Sair da versão mobile