O Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1 2023, realizado no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, entre 3 e 5 de novembro, registrou um público recorde de 267 mil pessoas, representando um aumento de 47% em relação a 2021, conforme dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A movimentação econômica gerada pelo evento alcançou R$ 1,64 bilhão, sendo R$ 990,1 milhões diretos e R$ 647,5 milhões indiretos, representando um crescimento de 12,9% em comparação com o ano anterior, que registrou R$ 1,37 bilhão.
O levantamento da FGV, baseado em informações da Secretaria Municipal de Turismo, ainda destacou o GP como “principal evento esportivo recorrente” no calendário do país.
Segundo o relatório, a movimentação financeira do fim de semana de F1 resultou em R$ 246,5 milhões em impostos, representando um aumento real de 12,8% em relação ao evento anterior.
O número de profissionais envolvidos na corrida deste ano foi de 16.944, um crescimento de 23,6% em relação a 2022, que contou com 13.708 pessoas.
Exposição de mídia
A exposição de mídia da prova gerou um retorno de US$ 439 milhões para a cidade, conforme dados do Formula Money, e a transmissão ao vivo para mais de 190 países alcançou 82 milhões de espectadores únicos pela TV, sendo a terceira maior audiência mundial. Vale lembrar que a exposição de mídia nos últimos quatro anos totalizou mais de US$ 1,5 bilhão, com média anual de US$ 374,7 milhões.
Do total da exposição, 79% foram referentes à transmissão do evento pela TV linear, 14,3% por mídia on-line e 6,7% por mídia impressa.
Perfil do público
O perfil do público revelou que 77% dos espectadores vieram de fora da capital paulista, sendo 64,8% de outras cidades do Brasil e 12,2% de fora do país. A presença feminina, que em 2022 havia aumentado em 75,8%, cresceu mais 2,7% em 2023 e passou de 36,4% em 2022 para 37,4% este ano.
O público mais jovem também compareceu mais ao circuito em 2023. Os torcedores de 18 a 24 anos passaram de 21,3% em 2022 para 21,6% em 2023, enquanto na faixa de 25 a 29 anos, o crescimento foi de 22,8% para 23,9% este ano. Já entre o público de 30 a 39 anos, a porcentagem no circuito caiu de 28,3% para 25,8%, e na faixa dos 50 aos 59 baixou de 8,3% para 7,1%. A porcentagem de pessoas com mais de 60 anos diminuiu de 4,1% para 3,7%.
Na edição deste ano da corrida, foi anunciada a extensão do contrato para São Paulo receber o Grande Prêmio de Fórmula 1 por mais cinco anos além do acordo atual, que termina em 2025. Com isso, Interlagos terá a prova assegurada no calendário da F1 até 2030. Em 2024, o evento ocorrerá entre 1º e 3 de novembro.
“Vamos agora trabalhar no planejamento dos próximos anos para oferecer um espetáculo cada vez melhor para o público e continuar contribuindo com a cidade, atraindo turismo de qualidade, gerando emprego e renda”, declarou Alan Adler, CEO do GP São Paulo.